Por Rodrigo Herrero
Há 10 anos no Brasil, a médica cubana Adany Lopez Sabina, 43 anos, escolheu Praia Grande para trabalhar e morar. Após atuar na capital, no interior paulista e no Rio Grande do Sul, Adany viu na retomada do programa Mais Médicos a oportunidade de se fixar no litoral paulista e ter mais qualidade de vida, vivendo na prática aquilo que ela prega aos seus pacientes durante as consultas na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Ocian a qual ela está vinculada há pouco mais de um mês.
“Praia Grande é a cidade ideal para o trabalho que eu faço na Atenção Primária, a estrutura da cidade em si já gera um bem-estar. Essa junção da praia com a natureza da Serra do Mar traz uma sensação de bem-estar, aumenta a qualidade de vida da gente”, afirma.
Médica especialista em saúde da família, Adany chegou recentemente ao Munícipio com outros 11 novos profissionais do Mais Médicos e Médicos pelo Brasil, programas do Governo Federal para aprimorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Contudo, a médica já conhecia Praia Grande, pois, durante a pandemia do novo coronavírus, chegou a trabalhar no Município e em cidades vizinhas como plantonista. Ela alugou uma casa no Bairro Caiçara por três meses e passou a atender também por telemedicina. E foi assim que nasceu o desejo de fincar raízes no território praia-grandense.
“Acho que em Praia Grande a Atenção Primária em Saúde tem um potencial muito grande para oferecer um bom acompanhamento. A maioria dos pacientes da unidade em que estou são aposentados, são pessoas que moravam em São Paulo e vieram para cá procurar uma tranquilidade e também melhorar o estilo de vida. E o médico de família tem essa proposta, desde a gestante, passando pela criança que nasce até o idoso, a gente busca proporcionar hábitos de vida saudáveis, tanto para prevenir doenças como para controlar aquelas que já existem”, conta.
Atualmente, Adany é casada com um brasileiro e trouxe de Cuba suas duas filhas de outro matrimônio que adoraram o país e decidir permanecer com a mãe. Fora do cotidiano do trabalho, Adany e a família gostam de aproveitar esse contato com a natureza que Praia Grande oferece.
“Eu amo leitura, então eu me sento perto das palmeiras com um livro e disfruto da paisagem, do arzinho, do cheiro. Não gosto de tomar banho de mar, então, eu aproveito para fazer atividade física na praia, passear com meus cachorrinhos”, diz a médica que reside no Bairro Maracanã.
E com essa proximidade cotidiana que a médica percebe o quanto é importante ter uma cidade estruturada para a qualidade de vida. “Nas minhas caminhadas na orla eu vejo as pessoas andando, com cachorrinho, um idoso que tem dificuldade, mas mesmo assim ele dá uma voltinha por ali, fica olhando o mar. Então, eu vejo isso e fico pensando: isso aqui é o quadro que a gente precisa para se desintoxicar de todo o estresse, de toda a ansiedade do dia a dia que as cidades grandes como São Paulo geram em nós. Quando saio do trabalho e faço meu exercício na praia eu volto renovada, com disposição para o dia seguinte. Em São Paulo não tinha isso, você já ia deitar pensando ‘ixi, amanhã tenho que acordar cedo para voltar e fazer tudo de novo’”, comenta.
Mais Médicos – Adany faz parte da nova leva de contratações de 12 novos profissionais do Mais Médicos e Médicos pelo Brasil que passaram recentemente por um período de adaptação e treinamento junto à Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município. Todos já estão atuando nas Unidades de Saúde da Família (Usafas), porta de entrada do SUS na Cidade.
“A Prefeitura tem dado bastante apoio desde que a gente chegou aqui. Tem uns médicos que são supervisores do Mais Médicos que eu tenho gostado muito, são bem presentes e dão todo aquele suporte quando você precisa. Hoje mesmo conversei com um deles sobre o caso de uma gestante que estava me preocupando e eles foram bem acessíveis, dá para a gente ajudar os pacientes, que é o nosso objetivo”, elogia Adany, médica especialista em saúde da família e que fez o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), que permite a revalidação dos diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil.
Do total de médicos recebidos recentemente, oito são brasileiros, três cubanos e um argentino. Eles se somam aos demais e totalizam 33 profissionais dos programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil na rede de Atenção Primária praia-grandense. O Município aguarda ainda a chegada de mais dois profissionais de vagas remanescentes do Programa Mais Médicos, já que o Ministério da Saúde disponibilizou um total de 14 médicos para esta etapa. Ambas as posições seguem em aberto e podem ser preenchidas a qualquer momento pelo Governo Federal.
“Praia Grande tem a Estratégia de Saúde da Família consolidada, em um processo que vem desde o final dos anos 1990. Os profissionais são especializados em Saúde da Família, portanto, realizam um atendimento integral e abrangente em todas as fases da vida. É uma equipe multiprofissional capacitada a resolver inúmeras questões de saúde no próprio território. E a chegada de novos profissionais com o mesmo perfil e experiência só tem a enriquecer a Saúde do Município”, destaca o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.
Mais profissionais – Outros 37 médicos a serem enviados pelo Ministério da Saúde são aguardados para o final do ano. Eles fazem parte da nova modalidade de coparticipação – uma parceria entre o Ministério da Saúde e municípios – do programa Mais Médicos.
Referência – A rede de Atenção Primária de Praia Grande é referência SUS não só na Baixada Santista como em todo o Estado. Com 30 Usafas e mais de 100 equipes, o Município possui 100% de cobertura da população na Estratégia de Saúde da Família (ESF), um feito alcançado por poucas cidades com o porte como a praia-grandense. E os investimentos prosseguem, com outras quatro unidades a serem entregues nos próximos anos.
A atuação dos profissionais das Usafas é voltada para a promoção da saúde e para a prevenção de doenças, fazendo o acompanhamento da população no seu próprio território. Isso permite solucionar os casos e direcionar aqueles mais graves para níveis de atendimento de maior complexidade.
É na Usafa onde o cidadão inicia seu atendimento na rede municipal. A unidade oferece uma infinidade de serviços, tais como: atendimento médico, de enfermagem, pré-natal e puerpério, puericultura, odontologia, hiperdia, planejamento familiar, visita domiciliar de pacientes acamados, coleta de exame ginecológico (preventivo), coleta de exames laboratoriais, trabalhos de grupo, palestras sobre educação em saúde nas salas de espera, vacinação, curativo, teste de gravidez, farmácia.
Todas as Usafas contam com equipe multiprofissional, especializada em Saúde da Família, com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde. Um diferencial de Praia Grande está no fato de que as 30 Usafas contam com cirurgião-dentista e auxiliar de saúde bucal, oferecendo também atendimento e orientação no tema.
Outro destaque está nos Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, que atraem profissionais de diversos lugares do Brasil. O Município oferece cursos de pós-graduação com a duração de dois anos e conta com atividades teóricas e práticas nas Usafas, formando profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito Multiprofissional, como fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e dentistas. Desde 2016, já foram formados mais de 170 especialistas na área.
A equipe de eMulti (antigo Nasf) também presta um suporte importante aos usuários. São ginecologistas, pediatras, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas que atuam de maneira conjunta com os médicos e enfermeiros de Saúde da Família, proporcionando um atendimento mais amplo e global dentro do próprio território. O Município possui ainda nove Academias da Saúde, e outras quatro estão em construção. As unidades contam com educador físico que oferece diversas atividades visando a promoção do bem-estar e da saúde da população.
Saúde da Família – A Saúde da Família começou a se desenvolver em Praia Grande nos finais dos anos 1990 e início dos anos 2000 e se fortalece a cada ano, com investimentos em estrutura, funcionários e capacitação. Trata-se de uma especialidade que presta assistência à saúde continuada, integral e abrangente em todas as fases da vida. Existe um foco na família e na pessoa, com orientação para a comunidade. O atendimento não acontece apenas quando existe um problema de saúde, o profissional também é responsável por realizar trabalho de prevenção, cura e reabilitação.
As equipes das Usafas de Praia Grande são especializadas em Saúde da Família, logo, estão capacitadas a resolver inúmeras questões de saúde no próprio território. Para se ter uma ideia da importância desta especialidade para a saúde pública, uma equipe de Saúde da Família bem formada resolve de 75% a 85% dos problemas trazidos pela comunidade. Já os casos que necessitam de acompanhamento mais específico são direcionados para a Rede de Especialidades Médicas do Município.
Essa proximidade da rede de Atenção Primária junto ao munícipe, focada na prevenção, impacta positivamente em toda a Saúde. Um dos resultados é a contribuição para desafogar a rede de Urgência e Emergência, uma vez que o cidadão, com o acompanhamento na Usafa, passa a distinguir com mais clareza quando realmente é necessário procurar um pronto-atendimento, indicado geralmente para casos de maior gravidade.
Como acessar – Para ter acesso à rede de Atenção Primária em Praia Grande, o primeiro passo é procurar a Usafa mais próxima da sua casa, portando documento com foto e comprovante de residência atual, para fazer o cadastro e receber o cartão da unidade. A equipe de Saúde da Família vai fazer a escuta e direcionar o paciente para o atendimento mais adequado, de acordo com sua necessidade.
|