A iniciativa de dois escoteiros do Grupo 347 de Praia Grande rendeu 20 cobertores para o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande. A entrega foi realizada na terça-feira (15). Os cobertores serão repassados a entidades atendidas pelo Fundo, por meio da Campanha Metropolitana do Agasalho.
A jovem Rafaela Gomes Maziero, de 14 anos, aproveitou a receita do caldo verde feita pela avó para arrecadar o dinheiro para a compra dos cobertores. Ela se uniu ao companheiro do grupo de escoteiros que frequenta, Breno Fernandes de Antônio, de 14 anos, que dividiu as responsabilidades de administrar o pequeno negócio temporário.
A divulgação da venda do produto era por meio das redes sociais de ambos e as encomendas foram pagar por meio de pix. Em alguns finais de semana, foram arrecadados valores suficientes para comprar os cobertores.
“Com essa inciativa ainda conseguimos ganhar um distintivo a mais no grupo”, comemorou Rafaela. “O grupo de escoteiros incentiva a realização de ações sociais e que tragam benefício para a região onde vivem”, explicou.
“O escotismo é um movimento não só de amizade e questões ambientais. Temos ações de inclusão, socialização de empatia pelo próximo, muito interessante e tem muita gente que não sabe”, ressaltou o garoto.
Ambos pertencem ao 347º Grupo de Escoteiros de Praia Grande e para saber mais a respeito das ações basta procurar pelo perfil no Instagram.
A presidente do Fundo Social, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, recebeu a doação e agradeceu aos jovens pelo trabalho realizado. “Acho muito bonito quando nossos adolescentes se engajam nas causas sociais. Parabéns aos dois e espero que esse seja só o início de uma longa caminhada para ajudar as pessoas”.
Campanha – Esta é a décima quinta edição da Campanha Metropolitana do Agasalho, que busca arrecadar o maior número possível de peças em bom estado de conservação para ajudar aos mais necessitados. A ação é pioneira em todo o Estado de São Paulo e ocorre desde 2006. A movimentação ficou suspensa entre os anos de 2020 e 2022, por causa das limitações impostas pela pandemia. Após o reencontro das responsáveis pelos Fundos Sociais da Baixada Santista a ação foi retomada este ano.
A Campanha Metropolitana do Agasalho conta com o Suporte do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, prefeituras municipais (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente), empresários e sociedade civil dos nove municípios. Tudo o que for arrecadado será distribuído em partes iguais entre os municípios participantes.
Cada cidade vai coordenar seus eventos de arrecadação e distribuição das peças. Praia Grande já disponibilizou 17 postos de arrecadação. Todas as unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC), Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) e do Programa Conviver são postos de doação. A Prefeitura, no Bairro Mirim, o Fundo Social de Solidariedade, no Bairro Boqueirão, também.
A arrecadação da Campanha Metropolitana do Agasalho segue até o dia 30 de agosto, quando acontece o evento de encerramento na Cidade de São Vicente.
|