Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
7 de dezembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Richard Aldrin
 
Idosos do Conviver Caiçara recebem nova graduação no taekwondo
Unidade tem 13 praticantes da modalidade
21/8/2023 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143
  Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook
Praticantes do taekwondo do Conviver Caiçara passaram pelo exame de troca de graduação na sexta-feira (18). Ao todo, 13 homens e mulheres ganharam novas cores em suas faixas. A prática da modalidade na unidade tem por objetivo movimentar os praticantes e estimular a concentração. A veterana da turma, tem 84 anos.

Arte marcial que utiliza especialmente os pés e a mãos como arma e de defesa na luta, o taekwondo é de origem coreana e foi adaptado aos maiores de 50 anos, no Conviver Caiçara. Alguns dos praticantes passaram pelo primeiro teste de graduação, outros, o segundo. A concentração, equilíbrio e superação dessas pessoas marcou o momento do exame, que foi acompanhado dos familiares dos atletas.

A aposentada Adelia Yassuy Kojuzi, de 84 anos, tinha medo de fazer algum tipo de luta, por achar que seria agressivo, mas mudou de ideia quando conheceu a modalidade. “Eu não estou nem acreditando que consigo fazer tudo isso. Vou para 85 anos em breve e pensei que não fosse conseguir. Nunca almejei faixa nenhuma, mas estou gostando muito. Tem me ajudado a melhorar o movimento das minhas pernas”.

A aposentada, Sonia Lucia Miguel, de 57 anos, se identificou com a atividade que trouxe superação para sua vida. “Queria superar desafios, provar para mim mesma que sou capaz de novas atividades. Frequento as aulas há cerca de um ano e adoro praticar o esporte”.

A responsável pelas aulas é a professora Evelin Rocha de Souza Dias, explicou que é muito emocionante esse momento, pois é uma superação para os atletas. “O desenvolvimento deles é incrível, tanto a parte física quanto a parte neural, de concentração e atenção. É maravilhoso”.

De acordo com a diretora da unidade, Silvia Rebustine Bonito, o taekwondo foi a primeira arte marcial implantada na unidade. “Inicialmente fiquei com medo, pensei que eles pudessem se machucar, mas depois entendi que haveria uma adaptação. É um esporte diferente, que muitos imaginaram que não conseguiriam fazer as aulas, mas acabo se tornando um esporte maravilhoso, que só trouxe benefícios para eles”.

Atendimento - Ao longo de todo o ano, as oito unidades do Programa Conviver oferecem atividades esportivas, culturais e de lazer aos maiores de 50 anos. Entre as atrações, aulas de diversos tipos de dança, ginástica, bordados, jogos de mesa, canto coral e muito mais. Homens e mulheres podem aproveitar.

Bairros - As unidades do Conviver estão localizadas nos Bairros Boqueirão, Guilhermina, Antártica, Tupi, Ocian, Samambaia, Caiçara e Solemar. Para mais informações basta comparecer na unidade mais próxima ou ligar para 3496-5038.

Referência - Quando o assunto é a Melhor Idade, Praia Grande é uma das cidades referência no assunto. Desde 2009, entre todos os municípios do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, Praia Grande está em primeiro lugar no Índice Futuridade, que mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias