Por Rodrigo Herrero
Referência em amamentação, Praia Grande participará do “Curso de Manejo Clínico em Aleitamento Materno”, que vai acontecer entre os dias 29 e 31 deste mês em Santos. Realizada pela Rede Social de Amamentação da Costa da Mata Atlântica, a capacitação contará com uma servidora da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) praia-grandense entre as palestrantes, reforçando o serviço de excelência oferecido na área pela Administração Municipal na área.
A capacitação será coordenada pela pediatra Keiko Miyasaki Teruya, palestrante, consultora do Ministério da Saúde e presidente da Rede Social de Amamentação da Costa da Mata Atlântica. A pediatra da rede, Kátia Mara Mendes Ferreira Santos, fará uma das palestras do evento. Profissionais da rede de Atenção Primária de Praia Grande e do Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID) também farão o curso sobre aleitamento materno para ampliar a especialização no tema.
O curso é voltado para médicos, residentes, enfermeiros, nutricionistas, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e demais profissionais da saúde que trabalham com aleitamento materno.
A atividade será realizada na Associação Paulista de Medicina (APM) de Santos, na Avenida Ana Costa, 388 – Gonzaga. Com carga horária de 24 horas, a capacitação acontecerá nos três dias, das 9 às 18 horas. Inscrições e outras informações podem ser obtidas em horário comercial pelo telefone (13) 99789-8990.
Agosto Dourado – Este mês simboliza o incentivo ao aleitamento materno. A cor dourada foi incorporada à campanha devido ao padrão ouro de qualidade do leite materno para a saúde das crianças. Em Praia Grande, as ações de incentivo à amamentação ocorrem ao longo do ano nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) e são intensificadas em agosto. É feito um amplo trabalho de conscientização durante as consultas de pré-natal com as gestantes e também com as mamães no atendimento de puericultura (ciência médica que se dedica ao acompanhamento integral do desenvolvimento infantil), além de trabalhos de grupo e palestras em sala de espera.
A Maternidade do Hospital Irmã Dulce também incentiva o aleitamento materno desde os primeiros momentos do bebê, com equipe capacitada para dar as orientações para a mãe. Em decorrência do Agosto Dourado, a equipe da Maternidade organizou um cantinho da amamentação para as novas mamães. No local estão ocorrendo rodas de conversa com orientação às pacientes sobre o aleitamento materno.
O trabalho desenvolvido por Praia Grande em saúde preventiva, visando aprimorar o atendimento às gestantes, puérperas, levou o Município a alcançar no primeiro semestre de 2023 o menor índice de mortalidade infantil de sua história, com apenas 8,3 mortes a cada mil nascidos vivos.
Outro evento relacionado ao Agosto Dourado este mês em Praia Grande é a capacitação sobre a importância da amamentação que será realizada no próximo dia 28 para os servidores que atuam na rede municipal de saúde. A ação também ocorre em parceria com o Hospital Igesp e será sediada no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.
Disque Amamentação – Outro serviço importante de Praia Grande quanto ao incentivo ao aleitamento materno é o Disque Amamentação, desenvolvido pelo Acolhe PG. Aberto a todas as gestantes e mamães, trata-se de um canal direto com profissionais capacitados em tirar dúvidas a respeito do tema. O objetivo é reforçar a importância do aleitamento materno para manter os bebês saudáveis e diminuir a mortalidade infantil. O atendimento ocorre pelo telefone 3496-5262 de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem.
Os profissionais fazem também uma abordagem precoce com as mamães logo após a alta do Hospital Irmã Dulce para orientar sobre amamentação e oferecer o serviço de coleta de leite humano. Esse acompanhamento ocorre também em outros períodos até os três meses do parto, visando evitar o desmame precoce.
Posto de Coleta – Outra ação importante em prol do aleitamento materno é o Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande. O serviço da Sesap recolhe o leite materno na casa das mamães doadoras e direciona para a alimentação de bebês prematuros ou de baixo peso internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce. Para doar basta entrar em contato com o Acolhe PG pelo número 3496-5262, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem.
O posto de coleta também tem uma sede física para as mamães que desejarem doar o leite no local ou mesmo tirar dúvidas presencialmente com a equipe, composta por médico pediatra, enfermeiro e nutricionista. O posto fica no Centro Especializado em Reabilitação (CER), na Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 8.813, Bairro Mirim, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.
|