Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
7 de dezembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
Auriculoterapia é tema de capacitação para os profissionais da rede municipal de saúde de PG
Um total de 120 servidores estão inscritos para as turmas programadas até o fim do ano
23/8/2023
  Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook
Por Rodrigo Herrero

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande iniciou nesta terça-feira (22) uma capacitação sobre auriculoterapia para os profissionais da rede municipal de saúde. O objetivo é treinar as equipes para poder ofertar mais este serviço para a população praia-grandense, ampliando o leque de terapias que promovam o bem-estar e a saúde dos munícipes.

Cerca de 30 servidores de nível superior estão participando das atividades que ocorrem na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Noêmia até a próxima sexta-feira (25). Novas turmas estão programadas pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Sesap para os meses de setembro, outubro e novembro, totalizando 120 pessoas inscritas. Devido à grande procura, outros grupos deverão ser agendados para o ano que vem.

A auriculoterapia é uma medicina tradicional chinesa que trata disfunções físicas, emocionais e mentais a partir de estímulos em pontos específicos da orelha. Ela faz parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) incorporadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que são utilizadas como recursos terapêuticos que atuam de forma integrada com o tratamento convencional, atuando especialmente na prevenção e na promoção à saúde.

“Nós estamos introduzindo as práticas integrativas nas unidades de saúde e a ideia é que os profissionais possam utilizar essas práticas junto aos pacientes de forma coadjuvante nos tratamentos tradicionais, uma vez que estudos mostram resultados eficazes das PICs realizados em conjunto com o tratamento convencional”, afirma a nutricionista Roberta Hegedus, uma das palestrantes da capacitação. Ela possui pós-graduação em naturopatia e fitoterapia e estuda inúmeras outras práticas as quais aplica no seu trabalho na rede municipal de saúde.

Os benefícios da auriculoterapia são diversos. Essa prática pode ser utilizada para o combate de dores variadas, ansiedade, depressão, proporcionando maior bem-estar e saúde para os pacientes. “Essa técnica dá a possibilidade de tratar diversas doenças com poucos recursos e de baixo valor. Além disso, a população terá a oportunidade de ter acesso a terapeutas capacitados principalmente na rede de Atenção Primária, visando ter tratamento e acompanhamento na Usafa mais próxima de sua residência e de forma multidisciplinar”, destaca o fisioterapeuta Luiz Gustavo Corrêa, com pós-graduação em acupuntura e também palestrante da capacitação.

PICS – Segundo o Ministério da Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão, podendo também ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. Atualmente, o SUS oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de PICS à população.

As práticas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). São elas: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.

Os atendimentos começam na Atenção Primária, principal porta de entrada do SUS. Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

NEPS – O Núcleo de Educação Permanente em Saúde é um setor da Sesap criado especialmente para a capacitação dos profissionais da Saúde. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias