A Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional de Praia Grande, realizada na quarta-feira (23), em Praia Grande, reuniu representantes de diversas entidades para discutir o futuro das políticas públicas de alimentação, nutrição e aproveitamento de alimentos no Município. O encontro atraiu cerca de 100 pessoas, incluindo representantes da Sociedade Civil e da Administração Municipal. As propostas apresentadas serão levadas para discussão em âmbito estadual.
No evento foram apresentadas as propostas elaboradas nas conferências, realizadas em diversas cidades da região, como Praia Grande, Santos, Guarujá, entre outras. As sugestões mais relevantes foram escolhidas para serem apresentadas no próximo encontro, em setembro. Entre os temas discutidos, a organização das sobras de alimentos das feiras e a implantação de hortas comunitárias, projeto que já vem sendo posto em prática pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb).
De acordo com a presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Praia Grande, Maria Isabel dos Santos, a conferência visa garantir o direito dos moradores de Praia Grande em relação à alimentação de qualidade. “A partir das propostas vamos criar o Plano Municipal de Segurança Alimentar, com a participação de outras secretarias e órgãos da sociedade civil para implementarmos e fiscalizarmos as ações aplicadas no Município”.
A Secretaria de Assistência Social (Seas) é a pasta que vai coordenar os trabalhos do Plano. De acordo com o secretário, José Carlos de Souza, esta ação é inédita e visa dar início a um trabalho cujos frutos serão colhidos a longo prazo. “Criar o plano com a participação de toda a sociedade é muito benéfico, pois vamos iniciar o trabalho da forma mais abrangente possível”.
Também foram escolhidos os representantes que levarão as propostas para a Conferência Estadual, que acontecerá no final de setembro, na Cidade de Barretos.
|