Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
7 de dezembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
Praia Grande reforça cobrança por mais transparência na regulação de vagas na Saúde
Cidade realiza milhares de atendimentos para moradores da Região
28/8/2023 | Pedro Sbravatti, MTB: 35.768
  Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook
Praia Grande é um dos principais pilares da Baixada Santista quando o assunto é Saúde. O Hospital Municipal Irmã Dulce, com atendimentos 100% para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, é o líder regional com 12 mil internações no último ano. Por conta disso, a Cidade reforça a cobrança junto aos governos do Estado de São Paulo e Federal por mais transparência nas informações com relação a disponibilização de leitos e regulação de vagas vinculadas ao CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) e também ao sistema nacional de transplantes (SNT).

A importância da estrutura de Praia Grande de equipamentos e serviços na área da Saúde para a Região só cresceu ao longo dos últimos anos. Além do Hospital Irmã Dulce consolidar sua posição, a Cidade também conta ainda com a Nefro PG (Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande) e uma unidade do AME (Ambulatório Médicos de Especialidades) que recebem pacientes de outras cidades.

“Praia Grande tem uma estrutura que acolhe e presta atendimentos humanizados não só para moradores da Cidade, mas para pacientes de toda a Baixada Santista. Sem o Hospital Irmã Dulce, por exemplo, o sistema de Saúde da Região entraria em colapso. O que a Administração Municipal vem buscando junto ao Governo do Estado é uma maior transparência no gerenciamento e disponibilização de vagas hospitalares. É importante a divulgação de todos os leitos, quantos têm em cada hospital e a forma com que a fila de espera dos pacientes é gerenciada. Isso trará mais credibilidade junto à população”, avaliou o secretário de Saúde Pública praia-grandense, Cleber Suckow Nogueira.

Investimentos - Neste ano de 2023, Praia Grande está investindo cerca de 29% do total do seu orçamento na Saúde. A meta da gestão comandada pela prefeita da Cidade, Raquel Chini, é ampliar o acesso das pessoas ao sistema municipal e, desta forma, aumentar o número de consultas, exames e procedimentos.

O trabalho já vem alcançando resultados positivos. Somente no primeiro semestre, foram realizadas cerca de 8 mil cirurgias, 144% a mais do que no mesmo período em 2022. Outro destaque ficou por conta das cirurgias de catarata. A Cidade efetuou mais de mil procedimentos deste tipo, zerando a fila de espera desta especialidade, inclusive, contemplando pacientes que aguardavam o procedimento na lista do Governo do Estado.

“Praia Grande tem feito a sua parte, ido além das obrigações constitucionais e cumprindo com algumas obrigações que são dos Governos Estadual e Federal. É preciso que o Estado olhe com mais carinho e respeito para a nossa Cidade. Isso diz respeito a repasses de verbas e também na gestão das vagas dos atendimentos de média e alta complexidade. Nenhum município deve ser privilegiado. Através de uma visão metropolitana de se buscar soluções para os problemas, todos devem ter o mesmo tratamento”, declarou o secretário.

Credenciamento – Outra ação que vem beneficiando a população de Praia Grande é o credenciamento de prestadores particulares de serviços de Saúde como hospitais, clínicas e laboratórios. Com recursos próprios, a Prefeitura dotou a medida para aumentar o número de consultas, exames e cirurgias. “Essa é mais uma ação com dinheiro do Município e que está mudando a vida de milhares de pessoas com procedimentos de média e alta complexidade que são de responsabilidade do Estado”, explicou Suckow.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias