Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
7 de dezembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Fred Casagrande
 
Sesap capacita profissionais da rede municipal de saúde sobre amamentação
Atividade em parceria com o Hospital Igesp reuniu cerca de 200 pessoas
29/8/2023
  Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook
Por Rodrigo Herrero

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande promoveu uma capacitação sobre amamentação para funcionários da rede municipal de saúde nesta segunda-feira (28). A atividade reuniu cerca de 200 profissionais em duas turmas, de manhã e à tarde, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.

Organizado pela Prefeitura em parceria com o Hospital Igesp, do Grupo Trasmontano, o evento faz parte do Agosto Dourado, que visa conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno para a saúde das crianças. A capacitação busca sensibilizar as equipes de saúde a levar o tema a cada vez mais pessoas, ressaltando o quão é fundamental o leite materno para a saúde do bebê, pois protege contra várias doenças e ajuda no desenvolvimento da criança.

A prefeita Raquel Chini participou da abertura e reforçou que as ações de incentivo à amamentação são realizadas durante todo o ano. “A amamentação na vida de uma criança é tudo, e nós temos trabalhado muito o ano inteiro e intensificado durante o Agosto Dourado, com essa parceria com o Hospital Igesp, para aprimorar as equipes por meio de capacitação, além da caminhada e das demais atividades oferecidas durante o mês. Tudo para levar ao maior número de pessoas possível essa informação, ajudando a diminuir cada vez mais o índice de mortalidade infantil”, declarou.

O trabalho desenvolvido por Praia Grande em saúde preventiva ao longo dos anos, com foco no aprimoramento do atendimento às gestantes, puérperas, e crianças, levou o Município a alcançar no primeiro semestre de 2023 o menor índice de mortalidade infantil de sua história, com apenas 8,3 mortes a cada mil nascidos vivos.

“Ações como essa capacitação salvam muitas vidas. Nós chegamos ao menor indicador de mortalidade infantil na história de Praia Grande e tenho certeza que é por causa do trabalho dos profissionais da rede que estão no dia a dia não só na assistência, mas participando de um processo de transformação, de um trabalho árduo e contínuo que é cuidar da saúde das pessoas”, comentou o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Em conexão com o tema deste ano do Agosto Dourado, “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, a pediatra e neonatologista do Grupo Trasmontano, Patrícia Terrível, enfatizou em sua apresentação a necessidade de se criar redes de apoio às mães para que elas consigam amamentar seus filhos ao menos pelo tempo mínimo indicado. A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças pelo menos até dois anos ou mais, sendo, de maneira exclusiva, até os seis meses.

“É muito importante falar de amamentação, pois ela reduz a mortalidade infantil. Estudos mostram que quanto mais tempo a criança mamar no peito, melhor vai ser a sobrevida dela, ela vai ficar menos doente, menos tempo internada. Então, é muito importante que todos os profissionais, seja no Hospital ou nas Usafas, desenvolvam essa rede de apoio para capacitar e ajudar essa mulher, com isso, a gente consegue segurar essa amamentação por mais tempo”, explica a pediatra.

Também participaram da palestra a pediatra Marilene Kiskissian Martins, coordenadora da UTI Neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID), que destacou os “10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”; a advogada Amanda Mesquita, que abordou sobre os direitos da mulher que amamenta; a nutricionista Roberta Hegedus, responsável técnica pelo Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande, que apresentou o serviço que bebês prematuros ou de baixo peso internados na UTI Neonatal do CHID; e a cirurgiã-dentista Beatriz Tostes, da Usafa Quietude, que comentou sobre o tema amamentação x anquiloglossia (língua presa).

Outras ações – As ações de incentivo à amamentação ocorrem ao longo do ano nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) e são intensificadas no mês de agosto, com diversas palestras e ações visando informar a população sobre os benefícios do aleitamento materno. É feito um amplo trabalho de conscientização durante as consultas de pré-natal com as gestantes e também com as mamães no atendimento de puericultura (ciência médica que se dedica ao acompanhamento integral do desenvolvimento infantil), além de trabalhos de grupo e orientações em saúde em sala de espera.

A Maternidade do Hospital Irmã Dulce também incentiva o aleitamento materno desde os primeiros momentos do bebê, com equipe capacitada para dar as orientações para a mãe. Em decorrência do Agosto Dourado, a equipe da Maternidade organizou um cantinho da amamentação para as novas mamães. No local estão ocorrendo rodas de conversa com orientação às pacientes sobre o aleitamento materno.

No último dia 21, mais de 600 pessoas participaram da 1ª Caminhada do Agosto Dourado de Praia Grande, que partiu da Praça Portugal, no Bairro Guilhermina, e se dirigiu até a Paróquia Santo Antônio, no Boqueirão. Promovida pela Prefeitura em parceria com o Hospital Igesp, a ação também contou com aula de dança, alongamento e orientações sobre o aleitamento materno.

Posto de Coleta – Uma ação importante para o combate à mortalidade infantil é o Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande, que recolhe o leite materno na casa das mamães doadoras e direciona para a alimentação de bebês prematuros ou de baixo peso internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce. Para doar basta entrar em contato com o Acolhe PG pelo número 3496-5262, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem.

O posto de coleta também tem uma sede física para as mamães que desejarem doar o leite no local ou mesmo tirar dúvidas presencialmente com a equipe, composta por médico pediatra, enfermeiro e nutricionista. O posto fica no Centro Especializado em Reabilitação (CER), na Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 8.813, Bairro Mirim, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Disque Amamentação – Quem tiver dúvidas sobre aleitamento materno pode entrar em contato com o Disque Amamentação, um canal da Sesap para todas as gestantes e mamães esclarecerem suas dúvidas com profissionais especializados no tema. O objetivo do serviço é reforçar a importância do aleitamento materno para manter os bebês saudáveis e diminuir a mortalidade infantil. O atendimento ocorre pelo telefone 3496-5262 de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem.

Os profissionais fazem também uma abordagem precoce com as mamães logo após a alta do Hospital Irmã Dulce para orientar sobre amamentação e oferecer o serviço de coleta de leite humano. Esse acompanhamento ocorre também em outros períodos até os três meses do parto, visando evitar o desmame precoce.

Datas – O mês do Agosto Dourado reforça a importância de amamentar os bebês. A cor dourada foi incorporada à campanha devido ao padrão ouro de qualidade do leite humano para a saúde das crianças. No 1º de agosto é celebrado o Dia Mundial da Amamentação, comemorado dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto. Em Praia Grande a data também é celebrada, através da lei nº 998/1997.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias