Frequentadores e familiares atendidos pelo Centro Dia Para Pessoas Com Deficiência Antônio Tavares de Santana, no Bairro Vila Sônia, participaram de um evento de integração e diversão na segunda-feira (28). A festa marcou as comemorações da “Semana da Família”, cujo objetivo é proporcionar momentos de interação e fortalecimento de vínculos na unidade. Cerca de 50 pessoas participaram do encontro.
Uma das atrações do encontro foi a realização de uma dança circular adaptada com os convidados e atendidos, organizada pela focalizadora de dança circular sagrada, Vania Gonçalves, da Cidade de Peruíbe.
A proposta da atividade foi atender as pessoas que por algum motivo não conseguem participar das rodas de Danças Circulares Sagradas que são realizadas em pé. “A Dança Circular em Cadeira, pode ser vivenciada por diferentes grupos de pessoas, inclusive com deficiência. É, portanto, um modo de interação e inclusão de todas as pessoas”, explicou Vânia.
O encontro contou também com momentos de meditação e contato interior, com a participação de uma terapeuta holística, integração com a natureza, por meio das espécies plantadas na unidade e ainda exposição dos trabalhos de pintura de uma das frequentadoras do local.
Segundo a diretora da unidade, Sônia Maria Silva, as atividades realizadas vão ao encontro das propostas dos trabalhos realizados no Centro Dia. “Nosso maior objetivo é proporcionar momentos de interação com o ambiente e com outras pessoas. Foi uma tarde muito agradável, divertida e surpreendente”.
O Centro Dia da Pessoa com Deficiência Antônio Tavares Santana (antigo Centro Socioterapêutico) é um local que desenvolve ações que buscam inserir os atendidos na sociedade, respeitando suas limitações e investindo em seus potenciais. No Equipamento são atendidas cerca de 70 pessoas com diversos tipos de deficiência.
|