Por Rodrigo Herrero
As doadoras de leite humano de Praia Grande tiveram uma tarde de quinta-feira (31) especial na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Noêmia. Elas aprenderam técnicas de shantala para massagear seus bebês e também receberam massagem relaxante. A atividade fez parte do encerramento da programação do Agosto Dourado e foi organizada pelo Posto de Coleta de Leite Humano do Município como uma forma de agradecimento ao gesto solidário e de amor promovido pelas mulheres.
As mamães levaram seus bebês para o encontro e receberam orientações sobre a importância da shantala para o bem-estar dos pequenos. Elas também puderam praticar neles as técnicas da massagem indiana. A shantala ajuda a diminuir a cólica e os gases, melhora o sono e reduz o choro da criança.
Depois, as mães tiveram à sua disposição um momento de massagem relaxante, realizado pela capacitada equipe da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande. Também foram sorteados brindes para as presentes, que também saborearam um delicioso café da tarde, com pães, bolos, sucos e café, fechando uma tarde bastante agradável.
Para a enfermeira e coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano do Município, Nathamy Jannuzzi, esse encontro foi uma forma da equipe agradecer o empenho das mamães em doar parte do seu leite para os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce. “Como o leite humano não é um remédio que pode ser comercializado, nós dependemos de mulheres que tenham essa consciência, essa boa vontade de fazer a doação, pois só assim a gente consegue salvar a vida desses bebês. Então, esse evento foi uma forma de agradecer e retribuir um pouco esse carinho, pois a gente sabe que a rotina da maternidade é muito difícil, ainda mais no começo, e elas ainda assim separam o tempo delas para cuidar de outras pessoas fazendo essa doação”.
Posto de Coleta – O Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande faz um trabalho fundamental para o combate à mortalidade infantil. A equipe recolhe semanalmente o leite materno na casa das mamães doadoras e direciona para a alimentação de bebês prematuros ou de baixo peso internados na UTI Neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce.
Desde o início do seu funcionamento, em janeiro de 2022, mais de 423 litros de leite humano foram doados. São mais de 200 mães cadastradas e cerca de 30 doações semanais que salvam a vida dos bebês que mais necessitam. Para doar basta entrar em contato com o Acolhe PG pelo número 3496-5262, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem.
O posto de coleta também tem uma sede física para as mamães que desejarem doar o leite no local ou mesmo tirar dúvidas presencialmente com a equipe, composta por médico pediatra, enfermeiro e nutricionista. O posto fica no Centro Especializado em Reabilitação (CER), na Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 8.813, Bairro Mirim, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.
Disque Amamentação – Quem tiver dúvidas sobre aleitamento materno pode entrar em contato com o Disque Amamentação, um canal da Sesap para todas as gestantes e mamães esclarecerem suas dúvidas com profissionais especializados no tema. O objetivo do serviço é reforçar a importância do aleitamento materno para manter os bebês saudáveis e diminuir a mortalidade infantil. O atendimento ocorre pelo telefone 3496-5262 de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem.
Os profissionais fazem também uma abordagem precoce com as mamães logo após a alta do Hospital Irmã Dulce para orientar sobre amamentação e oferecer o serviço de coleta de leite humano. Esse acompanhamento ocorre também em outros períodos até os três meses do parto, visando evitar o desmame precoce.
Outras ações – Em virtude do Agosto Dourado, durante todo o mês foram intensificadas diversas ações, que já ocorrem ao longo do ano, de incentivo à amamentação e sobre o posto de coleta. As Usafas ofereceram diversas palestras para a comunidade e encontro especiais com as gestantes, além do trabalho de conscientização durante as consultas de pré-natal e de puericultura, ciência médica que se dedica ao acompanhamento integral do desenvolvimento infantil.
A Maternidade do Hospital Irmã Dulce também incentiva o aleitamento materno desde os primeiros momentos do bebê, com equipe capacitada para dar as orientações para a mãe. Em decorrência do Agosto Dourado, a equipe da Maternidade organizou um cantinho da amamentação para as novas mamães, com rodas de conversa com orientação às pacientes.
No último dia 21, mais de 600 pessoas participaram da 1ª Caminhada do Agosto Dourado de Praia Grande, que partiu da Praça Portugal, no Bairro Guilhermina, e se dirigiu até a Paróquia Santo Antônio, no Boqueirão. Promovida pela Prefeitura em parceria com o Hospital Igesp, a ação também contou com aula de dança, alongamento e orientações sobre o aleitamento materno. Já no último dia 28, a Sesap promoveu uma capacitação sobre amamentação para funcionários da rede municipal de saúde, também em parceria com o Hospital Igesp.
O trabalho desenvolvido por Praia Grande em saúde preventiva, visando aprimorar o atendimento às gestantes, puérperas, levou o Município a alcançar no primeiro semestre de 2023 o menor índice de mortalidade infantil de sua história, com apenas 8,3 mortes a cada mil nascidos vivos.
Datas – O mês do Agosto Dourado reforça a importância de amamentar os bebês. A cor dourada foi incorporada à campanha devido ao padrão ouro de qualidade do leite humano para a saúde das crianças. No 1º de agosto é celebrado o Dia Mundial da Amamentação, comemorado dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto. Em Praia Grande a data também é celebrada, através da lei nº 998/1997.
A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças pelo menos até dois anos ou mais, sendo, de maneira exclusiva, até os seis meses. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas todos os anos devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
|