Por Rodrigo Herrero
Com o objetivo de aprimorar cada vez mais os serviços de saúde no Município, oferecendo maior acesso à população, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande está implantando uma ferramenta digital para a Central de Regulação da Urgência e Emergência (CRUE), que gerencia a disponibilidade de leitos e demais serviços de média e alta complexidade na rede municipal. Nesta terça-feira (5), foi realizada uma apresentação do sistema em desenvolvimento, que facilitará a visualização das vagas disponíveis e agilizará o processo de requisição, regulação e autorização de demandas de saúde da Cidade.
Técnicos do Olostech, empresa responsável pelo sistema municipal de informação de Praia Grande, o Saudetech, estiveram na Cidade para mostrar a nova ferramenta aos médicos reguladores, representantes do Complexo Hospitalar Irmã Dulce e equipe de gestão da Sesap. Os profissionais de saúde puderam esclarecer dúvidas e aprimorar processos, visando uma maior transparência das informações e também uma melhor integração dos sistemas existentes e, principalmente, dos níveis de Atenção à Saúde do Município. O objetivo é conectar toda a regulação com os diversos serviços disponíveis na Cidade.
“Estamos desenvolvendo um sistema que vai permitir integrar com mais qualidade todos os níveis de Atenção à Saúde do Município, gerando um aperfeiçoamento da própria Regulação Municipal. A Regulação é o caminho para resolver diversos problemas na saúde, organizando melhor os serviços, otimizando e direcionando os recursos de forma mais assertiva”, destaca o secretário de Saúde de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.
Essa etapa faz parte de um processo de reformulação e ampliação da Regulação Municipal que está em curso e inclui, ainda, a reestruturação da rede de Urgência e Emergência, a partir da inauguração em janeiro deste ano do novo Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina. Este equipamento permitiu a ampliação da capacidade de leitos e de procedimentos ambulatoriais, desafogando o Hospital Municipal Irmã Dulce para o atendimento de demandas de média e alta complexidade.
“A Regulação visa organizar os fluxos de todas as áreas, organizar consultas, exames e internações municipais. Então, vamos dar um retorno melhor à população e otimizar a utilização de todos os serviços disponíveis. E tudo será feito dentro dos padrões já adotados atualmente, seguindo os critérios e protocolos específicos da área, como, por exemplo, a classificação de risco, para estabelecer o acesso às vagas”, explica Nogueira.
Regulação – O Complexo Regulador de Praia Grande foi criado em 2008 e é responsável por organizar o encaminhamento das consultas, exames, procedimentos e cirurgias eletivas. O setor comanda a criação dos protocolos (normas rígidas de procedimento) e também o funcionamento da lista de espera e das regulações realizadas pela pasta.
E um dos grandes destaques da regulação praia-grandense é o sistema municipal de informação Saudetech, que integra, em um único programa, o prontuário eletrônico dos pacientes e os atendimentos do Consultório Informatizado. O sistema também realiza os agendamentos de consultas, exames e procedimentos, de forma digital e automática, reduzindo tempo e custos. O Consultório Informatizado está em todos os equipamentos de saúde do Município, integrando, inclusive, a rede credenciada com o Saudetech.
O Consultório Informatizado vai além do cumprimento à determinação da Resolução nº 07/16, do Ministério da Saúde, que define o prontuário eletrônico como modelo de informação para registro das ações de saúde na Atenção Primária. No Município, o sistema faz todo o acompanhamento, indicando datas e ausências em consultas, requisição e resultados de exames, prescrições de medicamentos, retorno etc.
|