Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
7 de dezembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Richard Aldrin
 
Praia Grande forma a primeira turma do Programa Saúde com Agente
Receberam o diploma 53 agentes dos 87 formados
14/9/2023
  Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook
Por Rodrigo Herrero

Mais autonomia. Esse é o maior aprendizado alcançado pelo agente comunitário de saúde Leandro Pereira da Silva, da Unidade de Saúde da Família (Usafa) Guaramar, durante o curso do Programa Saúde com Agente, que teve nesta quarta-feira (13) a formatura da primeira turma de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.

“O curso foi importante por nos ensinar a ter autonomia. Ter uma ideia bem fundamentada e desenvolver um projeto em prol do paciente e da Usafa. Isso para mim foi primordial”, comentou Leandro.

Criado para dar maior qualificação técnica a esses profissionais e aprimorar os indicadores de saúde, o programa também agregou mais conhecimento para a agente Patrícia Cristina Gonçalves, da Usafa Esmeralda. “Eu gostei muito porque aprendi coisas que vão me ajudar no dia a dia do meu trabalho. Me sinto mais capacitada para poder resolver muitas coisas sem precisar levar para a Usafa, prestando informações e orientações sobre saúde para as pessoas”, disse.

Nessa noite especial receberam o diploma 53 agentes, dos 87 formados nesta primeira etapa do programa. A cerimônia também foi marcada por homenagens às enfermeiras-preceptoras Noemi Pimentel Dias dos Santos, Márcia Aparecida Passos Dutra, Kelli Cristina Toledo Farias e Rosimar Santos da Silva. Elas foram responsáveis por ministrar as atividades presenciais nas quatro Usafas-polo (Aloha, Guaramar, Maracanã e Rio Branco).

Pela abertura das unidades aos servidores estudantes e às enfermeiras-preceptoras e todo o apoio ofertado durante o curso, os supervisores das quatro Usafas-polo também foram homenageados. O evento contou ainda com um vídeo com fotos que resumiram o período de aprendizado, além de pronunciamentos de oradores da turma.

A enfermeira Vanessa Naomi Oshiro, do Departamento de Atenção Primária da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, e responsável pelos ACS, comentou em sua fala à plateia sobre as incertezas dos agentes no início do curso, que se transformaram em um trajeto fortalecido e positivo a todos os envolvidos. “Fizemos reuniões durante o processo que permitiram que tudo se desenrolasse de forma mais leve, também graças ao interesse dos agentes em aprimorar as práticas em busca da melhoria da saúde da população. Que o conhecimento adquirido nesse curso possa servir de inspiração para vocês continuarem em frente desenvolvendo projetos e outras ações nas Usafas”, declarou.

A entrega dos diplomas foi marcada por muita emoção e aplausos entusiasmados dos familiares que estiveram presentes na formatura. O momento ficou ainda mais bonito pois foi embalado por uma flauta executada pelo maestro Carlos Alberto Toledo, do Instituto Neymar, que abrilhantou a noite.

“É um momento de muita alegria para todos nós. Temos muito orgulho desses profissionais, que são referência na Baixada Santista e diariamente salvam vidas e cuidam do SUS. Trata-se de um trabalho magnífico realizado pelos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias”, ressaltou o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, no pronunciamento que encerrou a cerimônia.

Saúde com Agente – O programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O objetivo é dar maior qualificação técnica a esses profissionais, visando aprimorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária em todo o País.

O curso tem carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses. As aulas acontecem de maneira híbrida, com atividades online e outras desenvolvidas de maneira presencial. São duas formações oferecidas aos profissionais: Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias.

Dividido em quatro turmas, os encontros presenciais desta primeira turma ocorreram em quatro Usafas-polo (Aloha, Guaramar, Maracanã e Rio Branco), dividindo o Município regiões para facilitar o acesso de todos às aulas. A parte presencial foi ministrada por quatro enfermeiras do Município, que foram selecionadas pelo projeto a partir de processo seletivo da UFRGS. Os encontros semanais serviram como troca de experiência entre alunos e as preceptoras.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias