Pequenas atitudes podem mudar o mundo. Essa famosa frase é a mais pura verdade quando a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais entra em pauta. Descartar o lixo corretamente, aderir a coleta seletiva colaborando para a reciclagem de materiais, são apenas algumas das ações que as pessoas podem fazer diariamente e que terão impacto significativo na luta por um ‘Planeta mais saudável’. Esses foram temas tratados durante o mutirão de limpeza realizado em Praia Grande na 6ª edição do Dia Mundial da Limpeza.
A atividade ocorreu na praia do Bairro Guilhermina, no sábado (18). Dezenas de pessoas participaram da atividade, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) praia-grandense, que contou com o apoio das pastas locais de Serviços Urbanos (Sesurb), Assuntos de Segurança Pública (Seasp) e de Planejamento (Seplan). Também fizeram parte da iniciativa grupos do Instituto Biopesca, Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande, Camp-PG, Sabesp, colaboradores da empresa Foundever, de São Paulo, além da população em geral.
“Participar do Dia Mundial da Limpeza é uma forma de chamar a atenção e tentar, mais uma vez, conscientizar as pessoas sobre a importância de cada um fazer sua parte para preservar o meio ambiente. A Prefeitura de Praia Grande tem feito a parte dela, investido na coleta seletiva, inaugurando novos Ecopontos, com a Educação Ambiental trabalhando com os alunos da rede municipal de ensino, agora, as pessoas precisam ajudar também. É inadmissível que a população jogue lixo nas praias, nas ruas, em terrenos públicos, particulares ou nos canais”, comentou a prefeita da Cidade, Raquel Chini.
Resíduos nas praias - O ponto de partida do mutirão de limpeza no Guilhermina foi a Praça Portugal. Os participantes seguirão com a missão de recolher o maior número possível de materiais descartados de forma irregular e que ainda estavam na areia. Crianças, jovens, adultos e as pessoas integrantes da melhor idade, todos unidos por uma nobre causa.
Os trabalhos duraram cerca de 1 hora. Infelizmente, muitos produtos foram coletados, sinal de que a população ainda não entendeu a sua real importância neste processo de preservação do meio ambiente. Plástico, metal, vidro, papel, isopor, artefatos de pesca, estes foram alguns dos materiais retirados da natureza pelos participantes.
Mas as notícias negativas não pararam por aí. Cerca de 1,5 quilo de canudos e a mesma quantidade de bitucas de cigarro também foram encontrados. Esses materiais são considerados microlixos, problema que vem crescendo cada vez mais nas praias e nos ecossistemas. O nome é dado devido tamanho, e apesar disso, impactam negativamente a natureza com a proliferação de bactérias.
Plano Diretor – Uma das formas encontradas pela Secretaria de Meio Ambiente para divulgar o mutirão de limpeza foi fazer o convite para as pessoas nas oficinas de revisão do Plano Diretor de Praia Grande, que estão ocorrendo em todos os bairros da Cidade. Algumas aderiram e marcaram presença nas areias do Bairro Guilhermina no último sábado.
“Outro destaque é que profissionais da empresa Foundever, de São Paulo, viram a notícia do evento na Cidade no site da Prefeitura de Praia Grande e decidiram vir participar. A empresa trouxe um grupo de quinze pessoas. Muitas delas nem conheciam a praia, mas estavam interessadas em colaborar e ajudar a divulgar essa causa que é lutar pela preservação do meio ambiente”, comentou a bióloga da Sema, Mairane Laurentino.
|