Oficina no Guilhermina define 30 propostas para o Plano Diretor

Evento na EM Roberto Mário Santini teve a participação de 134 pessoas

Por Daniel Elias | 22/10/2013

O Bairro Guilhermina recebeu nesta segunda-feira (21), a oitava oficina do Plano Diretor. O evento ocorreu na Escola Municipal Roberto Mário Santini e contou com a presença de 134 pessoas. Durante o encontro, 30 propostas foram definidas em parceria com os munícipes. O chefe de Gabinete, Cássio Navarro, representou o prefeito Alberto Mourão, ao lado da vice-prefeita e secretária de Governo, Maura Lígia Costa Russo.

As oficinas do Plano Diretor têm como finalidade ouvir a população e definir ações prioritárias que serão desenvolvidas em Praia Grande entre os anos de 2016 e 2025. Na opinião de Navarro, a Administração Municipal só conseguirá atender aos anseios da comunidade, se os munícipes participarem das oficinas. “Durante as oficinas, pedimos uma discussão sincera, deixando de lado qualquer preleção partidária ou discurso político. Estamos aqui para partilhar e aprimorar as ideias, na busca de um futuro melhor para a nossa Cidade”, destacou.

Dentre as propostas, uma das aprovadas na área de Saneamento Básico, diz respeito ao investimento no serviço de coleta seletiva, incluindo incentivos fiscais, oferecendo apoio às entidades do Terceiro Setor na implantação de seus projetos ambientais, visando assim, a sustentabilidade do Município. Já na oficina de Saúde, destaque para a ampliação do acesso às consultas das Especialidades, bem como, aos procedimentos das cirurgias eletivas.

Participantes - No Bairro Guilhermina, a oficina sobre Segurança foi a que contou com mais participantes, com 27 inscritos. Moradora do loteamento Sítio São Sebastião, no Bairro Antártica, a dona de casa, Lígia Paula Marino dos Santos Ribeiro, 36 anos, compareceu a EM Roberto Mário Santini acompanhada do marido e dois filhos, para participar do Plano Diretor sobre o assunto de segurança.

“Infelizmente, nossos filhos não têm mais infância. Antigamente, as crianças podiam brincar na rua com tranquilidade. Agora, são obrigadas a ficar trancafiadas dentro de casa por falta de segurança”, desabafou.

Moradora há quase 30 anos na Cidade, ela afirmou que não sabia que poderia ajudar a Administração Municipal a traçar metas que interferirão no futuro de seus filhos. “Resolvi participar da oficina de segurança para saber quais são as ideias que a Prefeitura tem para o nosso Município e ajudar de alguma forma”, enfatizou a dona de casa.

O professor Afonso Ueno, 29 anos, escolheu a oficina sobre Educação para contribuir com propostas para o Plano Diretor. “A população precisa participar dessas discussões, pois estamos definindo o nosso futuro. Os moradores que não puderem vir às oficinas, ao menos, procurem registrar suas propostas no site da Prefeitura (http://www.praiagrande.sp.gov.br/planodiretor)”, finalizou.

Plano - Os encontros são abertos para toda a sociedade. A elaboração do Plano Diretor ocorrerá em três etapas, começando pelas 21 oficinas em bairros do Município. Na segunda fase, serão elaborados estudos técnicos e, por fim, a realização de audiência pública. Ao término de cada oficina é elaborado um documento com as cinco propostas mais votadas pelo grupo de discussão.

Este documento dará subsídios para os estudos técnicos do Plano Diretor.

Cronograma – As oficinas para a elaboração do Plano Diretor dos anos de 2016 a 2025 seguem até o próximo ano. Todos os encontros são abertos para a comunidade. Confira o cronograma das próximas oficinas:

04/11 - E.M. Carlos Roberto Dias – Boqueirão
18/11 - E.M. Estina Campi Baptista - Canto do Forte
03/02/2014 - E.M. Ronaldo Sergio A.L Ramos - Sítio do Campo
10/03/2014 - E.M. Elza O. de Carvalho - Glória e Antártica
07/04/2014 - E.M. Antonio Peres Ferreira - Vila Sônia
05/05/2014 - E.M. Sebastião T. de Oliveira - Tupiry e Quietude
16/06/2014 - E.M. Roberto Shoji – Caieiras
04/08/2014 - E.M. Paulo Shigueo Yamauti - Anhanguera e Sta Marina
18/08/2014 - E.M. Governador Mário Covas - Nova Mirim
08/09/2014 - E.M. Domingos S. de Oliveira – Ribeirópolis
22/09/2014 - E.M. Profª Mª Clotilde L. Comitre – Esmeralda
11/10/2014 - E.M. Wilson Guedes – Samambaia
03/11/2014 - E.M. Joaquim A. F Mourão - Melvi.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.