Moradores do Nova Mirim elaboram 45 propostas na oficina do Plano Diretor

Alunos de escola do Bairro sugeriram melhorias para a região

Por Luciano Agemiro | 19/8/2014

Os moradores do Bairro Nova Mirim participaram na noite da segunda-feira (18) da 17ª oficina de discussão do Plano Diretor (2016-2025). O encontro aconteceu na Escola Municipal Mario Covas, no Bairro Nova Mirim. Mais de 150 pessoas participaram do encontro. A próxima oficina acontece no dia 8 de setembro e atenderá aos moradores do Bairro Ribeirópolis.

A discussão é importante para a população, pois o Plano Diretor serve para organizar o crescimento e o funcionamento do Município. Desde o mês de maio do ano passado, os moradores de Praia Grande são convidados a participarem das discussões dos temas propostos para que, assim, colaborem com o crescimento da Cidade.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, destacou as melhorias que já estão sendo implantadas no Bairro e os futuros benefícios da região previstos no Programa Avança PG, dentre elas, a regularização fundiária das moradias, ampliação da rede de saúde do Bairro e a ampliação da rede de iluminação para melhorar as condições de segurança da região.

Outro ponto destacado pelo prefeito envolve a questão da consciência ambiental e a reclamação da população no que diz respeito ao lixo descartado de forma irregular no Município. “Quem joga a sujeira na rua não é o prefeito, nem o vereador, é o morador da região, que descarta chinelo, tênis, plásticos. Isso entope a rede e resulta em enchentes. É preciso ter uma consciente ambiental, reservar o lixo e aguardar o dia do caminhão passar ou reclamar, caso o serviço não esteja sendo feito corretamente, mas esse lixo não deve ser jogado em qualquer lugar.”

A professora Cristiane Pereira da Silva dá aulas em uma escola municipal do Bairro e aproveitou o Plano Diretor para trabalhar em sala com o tema. Os alunos sugeriram propostas para melhoria do Bairro e as anotações serão anexadas ao processo do Plano. “Nós abrimos a discussão por temas, cada um dos jovens escolheu o tema que gostariam de participar. É uma forma de trazê-los para um exercício de consciência e cidadania”, destacou a professora.

Outro jovem que também participou da oficina foi o estudante Jorge Luiz Jesus Santos, de 16 anos. Na oficina de Esporte, Turismo e Lazer, sugeriu ideias para que o esporte e o lazer sejam incentivados a partir das escolas. “Achei essa ideia de discussão local do Plano Diretor muito boa, assim podemos dar a nossa opinião para melhorar a Cidade.”

Ao todo, 12 temas, incluindo Saúde, Segurança, Educação, Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Econômico foram sugeridos para discussão da população. As oficinas para a elaboração do Plano Diretor seguem até o fim do ano. Confira o cronograma atualizado:

Data - Local - Bairro atendido
08/09 - E.M. Domingos S. de Oliveira – Ribeirópolis;
22/09 - E.M. Profª Mª Clotilde L. Comitre – Esmeralda;
13/10 - E.M. Wilson Guedes – Samambaia;
03/11 - E.M. Joaquim A. F Mourão – Melvi.

Internet - No site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) há um link para a página do Plano Diretor, onde é possível enviar propostas e conhecer as que já foram formuladas em oficinas anteriores. As propostas enviadas via internet são repassadas para os responsáveis por cada plano setorial. Na página, o usuário também consegue outros detalhes sobre as discussões do Plano Diretor.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.