Defesa Civil de PG participa de simulado de acidente químico rodoviário

Diversos setores da Prefeitura se reuniram para discutir prevenção

Por Luciano Agemiro | 20/8/2014

Foto Indisponivel

O que fazer em caso de acidente de trânsito com produtos químicos? Como proteger a área para evitar a contaminação de pessoas e do Meio Ambiente? Essas e outras perguntas serão respondidas após um simulado de situação de emergência que ocorrerá em Praia Grande na semana que vem. Nesta quarta-feira (20), representantes de diversos setores da Prefeitura se reuniram para acertar os detalhes do exercício. Além da Defesa Civil do Município, o simulado contará ainda com equipes dos Bombeiros, Samu e da Cetesb.

Apesar de não ter registro de acidente grave com produtos químicos nos últimos anos, a Prefeitura de Praia Grande decidiu se preparar. Técnicos da Defesa Civil do Município, agentes de trânsito e representantes das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Serviços Urbanos participaram do encontro onde foi explicada a necessidade do trabalho em conjunto.

“Muitos caminhões transportando produtos químicos perigosos passam por nossas vias diariamente. É preciso que cada setor saiba como atuar em situações de emergência”, explica o engenheiro químico e de Segurança do Trabalho, Luciano Gomes Souza.

Ainda segundo Souza, em alguns casos, além das vítimas do acidente, um profissional que for prestar socorro também pode se transformar em vítima, caso não saiba a forma correta de proceder com o atendimento. “No caso de vazamento do produto, por exemplo, é preciso manter uma área isolada, de acordo com cada componente químico”.

O exercício acontecerá na próxima quarta-feira (27), a partir das 9h, na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, próximo à divisa com São Vicente, no Bairro Andaraguá. Apesar de mobilizar uma grande equipe, a manobra não deve atrapalhar a vida da população, já que não será preciso interditar totalmente a via e o local não tem residências no entorno.

O simulado também inclui o atendimento médico emergencial para vítimas do suposto acidente. Além disso, será auditado por uma empresa especializada no tema, que apontará eventuais falhas e os procedimentos para a correção.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.