Bairro Melvi recebe última oficina do Plano Diretor

Vigésimo primeiro encontro encerra formato inédito de consulta popular

Por Luciano Agemiro | 30/10/2014

Após passar por dezenas de bairros da Cidade para ouvir a população sobre as melhorias para os próximos dez anos, a discussão do Plano Diretor (2016-2025) chega ao Melvi. Na segunda-feira (3 de novembro), os moradores do Bairro são convidados a comparecerem a Escola Municipal Joaquim Augusto Ferreira Mourão, a partir das 18h, para darem sugestões para o desenvolvimento da Administração Municipal. Este será o 21º encontro realizado nos bairros em formato inédito. A próxima etapa será a elaboração de estudos técnicos.

O modelo atual de consulta popular do Plano Diretor difere das revisões anteriores, realizadas por meio apenas de audiências públicas. O prefeito Alberto Mourão sugeriu que a discussão fosse realizada em 21 datas, no período noturno, de maneira a atender todos os bairros, para que as pessoas pudessem participar das decisões que interferissem na vida de cada uma delas.

Por isso, desde maio do ano passado, os moradores podem participar das discussões que são realizadas em escolas municipais. No total, são 12 temas, incluindo Saúde, Segurança, Educação e Desenvolvimento Econômico, discutidos de forma individual, cada um em uma sala da unidade. As propostas serão transformadas em planos setoriais específicos. Os assuntos propostos são:

1 - Contingência de Proteção e Defesa Civil;
2 - Macro e Micro Drenagem;
3 - Saneamento Básico;
4 - Mobilidade Urbana;
5 - Segurança;
6 - Desenvolvimento Econômico;
7 - Meio Ambiente/Arborização;
8 - Educação;
9 - Saúde;
10 - Assistência Social;
11 - Habitação e Urbanismo;
12 - Turismo, Esporte e Lazer.

De acordo com o secretário de Planejamento, Luiz Fernando Lopes, as reuniões são a etapa inicial da discussão do Plano Diretor e, após a oficina do Melvi, todas as propostas serão analisadas e inseridas em um documento único, elaborado por um grupo de especialistas, com o uso de dados técnicos do Município. “Após a elaboração do documento, ainda serão realizadas audiências públicas para consultar os moradores antes da aprovação final do Plano Diretor”.

A E.M. Joaquim Augusto Ferreira Mourão fica na Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, nº1000, no Bairro Melvi. Para participar, basta levar o RG original. As oficinas para a elaboração do Plano Diretor seguem até o fim do ano.

No site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) há um link para a página do Plano Diretor, onde é possível enviar propostas e conhecer as que já foram formuladas em oficinas anteriores. As propostas enviadas via internet são repassadas para os responsáveis por cada plano setorial. Na página, o usuário também consegue outros detalhes sobre as discussões do Plano Diretor.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.