Profissionais do Samu são orientados sobre produtos perigosos

Outra turma passará pelo treinamento em novembro

Por Sílvia Carvalho | 30/10/2014

Médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel em Urgência) participaram nesta quinta-feira (30) do curso básico sobre Produtos Perigosos oferecido pela Defesa Civil de Praia Grande. O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), no Bairro Mirim. Outra turma participará de um novo encontro no dia 24 de novembro.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Praia Grande, Luiz Eduardo Credídio, o curso é inédito na região e a ideia é ampliar o treinamento aos agentes de trânsito e Guardas Civis Municipais da Cidade. “O curso é importante para que os profissionais das áreas de urgência e emergência tenham o conhecimento básico das situações que envolvem produtos perigosos para que, ao socorrem as pessoas não acabem sendo vítimas também, gerando uma nova ocorrência”.

Ministrado pelo engenheiro químico e de segurança do trabalho, Luciano Gomes Souza, o curso teve o objetivo de treinar e conscientizar a equipe do SAMU, ensinando os conceitos básicos relacionados à classificação de produtos perigosos com suas respectivas identificações, voltadas para o item Segurança, bem como conscientizar as complexidades do transporte rodoviário e as consequências (acidentes) que podem causar.

De acordo com a chefe de seção de Urgência e Emergência, Luciana Leite, a ideia do curso surgiu devido a uma necessidade dos profissionais do Samu por um treinamento sobre produtos perigosos. “Durante uma simulação, vimos que nossos profissionais sentiam a necessidade de se informarem mais sobre produtos perigosos e fizemos uma parceria com a Defesa Civil para realizarmos este curso.”

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.