Praia Grande realiza exercício simulado de produtos perigosos

Simulado ocorrerá no Espaço Alvorada, na próxima quarta-feira (3)

Por Sílvia Carvalho | 28/11/2014

Foto Indisponivel

A Coordenadoria de Defesa Civil de Praia Grande realizará na próxima quarta-feira (3), o exercício simulado de produtos perigosos em parceria com as empresas Cesari Transportes e a Unipar Carbocloro. O curso ocorre no Espaço Alvorada, localizado no Bairro Quietude das 9h30 às 12 horas.

Participam como observadores do simulado as equipes do Serviço de Atendimento Móvel em Urgência (SAMU), da Guarda Civil Municipal, das Secretarias de Serviços Urbanos (Sesurb), de Trânsito (Setran), Meio Ambiente (Sema), além das Policias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros de Praia Grande. Para que este simulado seja realizado, a Defesa Civil de Praia Grande vem ministrando cursos básicos sobre produtos perigosos.

A empresa Cesari Transportes vai montar a estrutura e executar o simulado com caminhões, guinchos e viaturas com equipamentos de combate a incêndio. A empresa Unipar Carbocloro é responsável pela informação técnica do produto perigoso que será simulado, no caso o ácido clorídrico.

De acordo com a Defesa Civil, a atividade foi dividida em duas etapas: uma teórica e outra prática, que será realizado, por meio do simulado, no qual todos os integrantes poderão verificar a atuação em eventual caso real deste tipo de acidente.

Segundo o engenheiro químico e de Segurança do Trabalho, Luciano Gomes Souza, o ácido clorídrico foi escolhido depois de um levantamento estatístico realizado nos meses de agosto e setembro deste ano pela Polícia Militar Rodoviária, no qual se constatou um aumento no transporte de produtos perigosos por estradas. ”O acido clorídrico é altamente perigoso e em caso de vazamento pode gerar vapores tóxicos ao homem”.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.