Guarda Civil de PG será a única da região a contar com estande de tiro

Ação faz parte dos trabalhos de revitalização da sede da Corporação

Por Paola Vieira | 20/7/2015

A Guarda Civil de Praia Grande será a única da Baixada Santista a contar com um estande de tiros para treinamento. Com obras em andamento, a sede da corporação passa por intenso trabalho de revitalização. O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, vistoriou as obras que têm previsão para terminarem ainda este ano.

A Administração Municipal está revitalizando todo o complexo administrativo com acréscimo de área de diversos setores, incluindo o auditório. A área a ser reformada compreende 912,52 metros quadrados.

O galpão anexo recebeu forro de PVC e nova iluminação. Terá área para treinamento de defesa pessoal e condicionamento e almoxarifado. O complexo contará com um espaço onde será instalada a coordenadoria de Defesa Civil.

O estande de tiros, com 78 metros quadrados, é composto por antecâmara para pessoas acompanharem os treinamentos de tiros, separado por uma parede com vidro a prova de balas, com cinco baias para treinamento. O local é todo revestido em paredes de alvenaria dupla com espuma de polietileno, que coíbe o barulho. Já a área que recebe os tiros é toda em madeira com seção circular de dimensões variadas. O piso é feito em cimentado liso e não há vigas no ambiente a fim de evitar que as balas ricocheteiem. O local atende todas as normas e diretrizes estabelecidas e necessárias para o funcionamento pleno.

O prefeito explica que a reestruturação oferecerá melhores condições de trabalho aos profissionais. “A Guarda Civil Municipal está passando também por uma ampliação no número de guardas que chegará a mais de 400 profissionais. Eles precisam passar por constante treinamento e este estande atende todos os preceitos técnicos. Temos em Praia Grande uma corporação bem estruturada. Nosso objetivo é melhorar a segurança. O ideal é que o governo do Estado aumente o efetivo das polícias Militar e Civil e continuaremos cobrando”.

No total, estão sendo investidos cerca de R$ 1,3 milhão em recursos próprios da Prefeitura. As obras devem ser entregues até o final do ano.

Segurança – A Administração Municipal de Praia Grande investe constantemente na área de segurança. A Guarda Civil Municipal implantou o Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI) cujas ações resultam em importante auxílio às polícias Militar e Civil. Ainda foram adquiridos dez carros elétricos que atuam na orla da praia. A Central de Videomonitoramento, que também passa por revitalização, conta com mais de 1.500 câmeras de monitoramento.

O efetivo da GCM, atualmente com mais de 300 guardas, deverá ser ampliado com a chegada de mais 100 homens e mulheres que passaram em concurso e estão sendo contratados. Ainda são feitos constantes pedidos ao Governo do Estado para ampliação dos efetivos das polícias Militar e Civil.

A GCM de Praia Grande foi a segunda do estado de São Paulo a firmar convênio com a Superintendência da Polícia Federal para concessão do porte de arma, em 2007. Atualmente, 100% dos guardas estão habilitados para o porte de arma. Para isso, passam constantemente por acompanhamento psicológico, além de treinamentos teóricos e práticos.

Os investimentos da Administração Municipal em iluminação pública, com eliminação de mais de 300 pontos escuros e substituição de 11 mil lâmpadas também fazem parte das medidas.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.