Posto de Salvamento passa por reformas

Trabalhos no local fazem parte das obras de reurbanização da orla

Por Jaqueline de Marco | 21/8/2015

O Posto de Salvamento 1, do Corpo de Bombeiros, no Bairro Canto do Forte, está passando por reformas pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), dentro das obras de reurbanização da orla da Cidade. Entre as ações que estão sendo realizadas estão a mudança da fachada e posição das escadas. A intenção é terminar os trabalhos no posto de salvamento no início de outubro. A remodelação do calçadão da praia, que na primeira fase beneficiará o trecho entre os Bairros Canto do Forte e Mirim, conta com mudanças paisagísticas, alteração do mobiliário urbano e ampliação da iluminação pública. Os trabalhos fazem parte do plano de metas Avança PG, dentro do eixo Cidade Integrada.

O piso do Posto 1 está recebendo pedra goiás, as escadas laterais de acesso dos guarda vidas estão sendo remanejadas e a fachada está recebendo painel de vidro espelhado. Além disso, todo entorno está recebendo paisagismo. Com o andamento das obras, os outros postos de salvamento da orla passarão por reformas.

De acordo com o chefe da Divisão de Serviços Gerais, Almir Nascimento, a intenção da Sesurb é que as ações sejam finalizadas até o final de setembro. “A reforma será entregue a tempo da inauguração da primeira etapa de remodelação do calçadão da orla, prevista para dia 2 de outubro, às 17 horas”, explicou.

Reurbanização – No total, 1.800 lâmpadas de vapor metálico, com 400 watts, iluminarão o calçadão. Estão sendo instalados 150 novos postes e feita a substituição da iluminação de outros 300 postes cada um com quatro luminárias. Para melhorar a circulação de pedestres, as floreiras estão sendo recuadas para o sentido da faixa de areia, possibilitando uma área livre de circulação de pedestres de 4 metros de largura, o que incentivará a prática de caminhadas e corrida. As palmeiras serão relocadas e a ciclovia repavimentada e pintada.

Haverá ainda a substituição de cerca de 500 lixeiras e serão colocados 600 novos bancos com encostos. E nove locais, denominados de Espaço Família, serão implantados inicialmente do Canto do Forte ao Mirim, com projetores de luz de vapor metálico, com 1000w cada um, voltados para a faixa de areia. O projeto abrigará ainda playgrounds, quadras para a prática de futvôlei, vôlei e tênis de praia, slackline, academia esportiva para a população, com equipamentos adaptados para deficientes, além de banheiros masculino e feminino.

Avança PG – No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. O programa atenderá o triênio 2014-2016. Para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.