1º Espaço Educação, Arte e Leitura será realizado no Palácio das Artes

Evento será realizado de 16 a 19 de novembro

Por Jaqueline de Marco | 28/8/2015

Um grande evento literário, com estandes de editoras e livreiros, palestras, tardes de autógrafos, apresentações artísticas, contação de histórias, entre outras atividades. Este será o 1º Espaço Educação, Arte e Leitura de Praia Grande, que acontecerá de 16 a 19 de novembro no Palácio das Artes (PDA). O evento será gratuito e aberto ao público em geral. O PDA fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão.

A ação segue preceitos de incentivo à formação do educando dentro de conceitos morais e éticos e de democratização do acesso à cultura do plano de metas Avança PG, que prevê atividades em diversas áreas para o triênio 2014-2016, dentro do eixo Cidade Educação e Cidade Feliz.

Na segunda-feira (16), às 19 horas, está prevista a abertura oficial do evento com solenidade de abertura que contará com a presença de representantes da Administração Municipal e nomes importantes da literatura da Cidade e convidados no auditório Roberto Marinho, na Rua José Borges Neto, 50, no Bairro Mirim. O horário de funcionamento nos demais dias, de terça a quinta, será das 10 às 21 horas, sempre no Palácio das Artes. A intenção é atingir público não somente de Praia Grande, mas também de outras cidades da Baixada. As escolas serão incentivadas a levar grupos de alunos ao evento durante o horário de aula.

O salão de eventos do PDA, com 943 m², abrigará área com estandes de editoras e livreiros, com venda de obras e espaços para leitura. O acesso é central, com recepção e hall expositivo. O Teatro Serafim Gonzalez , com capacidade para 513 pessoas, receberá palestras e apresentações artísticas no primeiro andar. E o teatro de bolso Leni Morato, também no térreo, receberá tardes de autógrafo, conversa com autores e atividades culturais. Palestras que excederem o número de 80 inscritos serão realizadas no auditório Roberto Marinho.

De acordo com a secretária de Educação, Cláudia Maximino Meirelles a ideia desse evento nasceu a partir do Concurso Literário de Praia Grande, cuja premiação ocorreu em julho. “O concurso não teve caráter apenas competitivo, mas envolveu oficinas de vários gêneros literários, fomentando a cultura, o incentivo à leitura e a busca pelo conhecimento. Queremos, com esse novo evento, continuar promovendo esse tipo de fomento cultural literário na Cidade e estimular, cada vez mais, a formação de leitores”, afirmou.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.