Simulador de impacto atrai cerca de 4 mil pessoas em Praia Grande

Atividade faz parte de série de ações educativas da Semana Nacional de Trânsito

Por Jaqueline de Marco | 8/9/2015

O simulador de impacto utilizado na campanha de conscientização do uso do cinto de segurança desenvolvida pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) esteve em Praia Grande, em parceria com a Prefeitura, durante o feriado prolongado da Independência. O equipamento atraiu público de cerca de 4 mil pessoas, entre pessoas que utilizaram o simulador e aquelas que receberam orientações sobre a importância do uso do cinto de segurança. O trabalho faz parte de série de ações de educação no trânsito desenvolvidas na Cidade no mês de setembro, dentro da Semana Nacional do Trânsito.

A promoção do exercício da cidadania em prol de um comportamento coletivo seguro, respeitoso e não agressivo no trânsito é um dos preceitos do projeto Avança PG (plano de ações para o triênio 2014-2016), dentro do eixo Cidade Segura.

Ao passar pela experiência do equipamento, que simula o impacto de uma batida de carro a 5 km/h,a pessoa pode ter a ciência da força causada pelo impacto de uma batida a baixa velocidade (5 km/h), aumentando a sua percepção sobre a importância da utilização do cinto. O simulador ficou disponível de 5 a 7 de setembro no Litoral Plaza Shopping.

A Semana Nacional de Trânsito, celebrada anualmente de 18 a 25 de setembro, em 2015 terá o tema “Seja você a mudança” e contará com diversas ações educativas ao longo do mês em Praia Grande. Além do simulador, estão previstas também palestras, circuito de trânsito em miniatura em uma Cidade feita com material inflável, agentes de trânsito mirins, distribuição de cartões com mensagens educativas e Dia Mundial Sem Carro e atividades com os bonecos mascotes da área na Cidade, Tom e o Lobo.

De acordo com secretário municipal de Trânsito, Marcelo Afonso Prado, as ações educativas de trânsito devem provocar comportamentos éticos e de cidadania, voltados ao bem comum. “Por isso, temos enfocado o tema gentileza em cada uma das ações que realizamos. Em 2015 pretendemos prosseguir no caminho, acreditando que a paz no trânsito pode ser alcançada através de um processo de cooperação ativa pelo qual possamos interferir na realidade para transformá-la”.

Programação – Confira a programação completa das atividades que fazem parte da Semana Nacional de Trânsito em Praia Grande:

21 de setembro: Abertura oficial da Semana, homenagem ao Dia Municipal do Agente de Trânsito, lançamento do cartão educativo “Seja Você a Mudança” e performance dos mascotes Tom e o Lobo;
De 21 a 25 de setembro: Cidade Portinho;
22 de setembro: Dia Mundial Sem Carro;
De 26 a 27 de setembro: distribuição do cartão educativo em diversos locais da Cidade;
De outubro a novembro: palestra “Criança Segura” e circuito em miniatura Escola de Trânsito Móvel em unidades escolares de Praia Grande.

Outras informações podem ser obtidas na Seção de Educação e Segurança no Trânsito através do telefone 3496-5092 ou pelo email setran18141@praiagrande.sp.gov.br.

Avança PG – No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. O programa atenderá o triênio 2014-2016. Para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.