Bairro Caiçara ganha local para descarte correto de lixo reciclável

Ecoponto do Bairro será inaugurado na quarta-feira (7), às 9 horas

Por Jaqueline de Marco | 5/10/2015

Para melhorar o ambiente urbano e reduzir impactos ambientais, a Prefeitura de Praia Grande está oferecendo à população espaços adequados para o descarte de lixo reciclável em diversos pontos da Cidade, chamados de Ecopontos. O sétimo equipamento será inaugurado na quarta-feira (7), às 9 horas, e fica localizado na Avenida Presidente Kennedy, ao lado do número 13684, esquina com Rua Maximina Ildefonso Ventura, no Bairro Caiçara. Atualmente, Praia Grande conta com Ecopontos em funcionamento nos bairros Aviação, Sítio do Campo, Nova Mirim, Mirim, Real e Maracanã.

O trabalho faz parte da reestruturação da Coleta Seletiva de Praia Grande, que já conta com coleta porta a porta e solidária, com a instalação dos novos ecopontos, além de capacitação dos membros da Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Inorgânicos Nova Vida (Coopervida). Os trabalhos fazem parte do projeto Avança PG (plano de ações para o triênio 2014-2016), dentro do eixo Cidade Vida.

O novo espaço conta com cerca de 500 m² e com cinco caçambas para depósito dos materiais. O local contará com área coberta e será o segundo Ecoponto da Cidade apto a receber também pneus (antes depositados somente no Bairro Aviação). O horário de funcionamento do espaço será das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

O secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, explicou a importância do equipamento para o trabalho de reestruturação da coleta seletiva em Praia Grande. “Além da coleta, que é realizada em toda Cidade pela Coopervida, estes Ecopontos são importantes, pois a pessoa pode encaminhar seus materiais diretamente a estes locais, sem precisar esperar os caminhões da coleta seletiva”.

Confira o endereço dos Ecopontos existentes: Aviação (esquina das ruas Jorge Alves Maciel e Jorge Hagge), Guaramar (esquina da Avenida do Trabalhador com Rua Saturnino de Brito, Bairro Sítio do Campo), Nova Mirim (Rua Martiniano José das Neves, 1410), Mirim (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do nº 8462, entre as Ruas 26 de Janeiro e Aldo Coli), Real (Rua Lilás, 429) e Maracanã (esquina da Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas com Rua Dorivaldo Francisco Loria).

Coleta Seletiva – Praia Grande conta com dois tipos de serviço: coleta solidária e coleta domiciliar. No serviço de coleta solidária, o trabalho é feito em repartições públicas de Praia Grande, de segunda a quarta-feira. Já o serviço domiciliar acontecerá em todos os bairros, de segunda a sexta-feira, sempre a partir de dois horários: as 8 e as 14 horas.

Neste caso, os caminhões contam com caixas de som, que avisam aos moradores da presença dos veículos. A ideia é que os moradores entreguem os materiais reciclados diretamente aos membros da Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Nova Vida (Coopervida), no esquema “porta a porta”.

Caso o morador não esteja em casa ou simplesmente prefira levar diretamente o material para a reciclagem basta procurar um dos Ecopontos da Cidade.

Outras informações sobre a coleta seletiva em Praia Grande podem ser obtidas junto à Coopervida, através do telefone 3591-1317.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.