Conviver São Jorge será entregue na próxima quinta-feira (3)

Unidade atenderá aos idosos da região do Bairro Antártica

Por Luciano Agemiro | 26/11/2015

Na próxima quinta-feira (3 de dezembro), será entregue à comunidade a quinta unidade do Programa Conviver, no Bairro Antártica. O Conviver São Jorge vai atender aos maiores de 50 anos de diversos bairros do entorno, oferecendo atividades físicas e culturais. Esta é mais uma meta cumprida do Programa Avança PG, que prevê ações de crescimento para o Município. A construção de novas unidades do Programa Conviver pertence ao eixo Cidade Solidária.

A expectativa é que a nova unidade possa atender até mil idosos nas atividades físicas e de lazer. A partir das 15h grupos esportivos estarão na unidade realizando atividades de demonstração, como por exemplo, o vôlei adaptado.

“Será uma pequena mostra de parte das atividades que poderão ser desenvolvidas no local”, explicou o coordenador de Programas Especiais da Secretaria de Promoção Social (Sepros), José Carlos de Souza.

Início - O Programa Conviver começou com um pequeno grupo de senhoras que se reuniam em uma sala na Secretaria de Promoção Social para conversar, costurar e tricotar. Depois, o grupo começou a receber novos participantes e foi criado um coral. Com o crescimento, foi necessário mudar para uma sede própria.

O programa surgiu para atender a uma necessidade que os idosos tinham de interagir com as pessoas e preencher a rotina diária com atividades saudáveis que proporcionassem bem estar e diminuísse a sensação de solidão, comum nesta faixa etária.

Reconhecimento - Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Nesse sentido, o Programa Conviver contribui com a oferta de entretenimento nas quatro unidades no Município, sendo destinadas a pessoas com mais de 50 anos.

Nas unidades do Guilhermina e Caiçara, os participantes contam com espaço para leitura, sala de vídeo, varanda com jogos de mesa e piscina, além das instalações da Creche do Idoso. Nas sedes à beira-mar como o Vivência Ocian e o Boqueirão, as atividades são voltadas ao condicionamento físico, esportes e lazer. Atualmente, o programa atende a mais de nove mil inscritos. Outras três unidades estão previstas para serem inauguradas até 2016.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.