Nova fase da revisão do Plano Diretor terá início em fevereiro

Reunião nesta quarta-feira (13) discutiu detalhes do evento

Por Pedro Sbravatti | 13/1/2016

Praia Grande dará início à nova fase da revisão do Plano Diretor em fevereiro. Reunião realizada pela Secretaria de Planejamento (Seplan) do local nesta quarta-feira (13), no Paço Municipal, contou com representantes de diversas pastas da Cidade e discutiu os detalhes necessários para organização dos próximos eventos relacionados a formatação do documento.

O Plano Diretor tem como meta principal organizar o crescimento e funcionamento do município para o período de 2016-2025. Na primeira fase do processo, a população pode participar dos 21 encontros realizados nos bairros. Somando as quatro reuniões extraordinárias do tema “Desenvolvimento Econômico” e as oficinas de consultas públicas, 3.828 pessoas se inscreveram e 1.131 propostas foram elaboradas, incluindo as que foram enviadas pela internet.

A nova etapa consiste na realização das audiências públicas preparatórias. Esses encontros contarão com exposições que serão apresentadas por palestrantes convidados, conhecedores da área relativa ao tema central. O público terá espaço para fazer questionamentos. “O trabalho que está em andamento e a organização buscam fazer com que as pessoas participem da melhor forma possível”, comentou a representante da Seplan na reunião das pastas, Eliane Cristina Jerônimo Ferreira.

As duas primeiras audiências já têm data definida. A abertura será no dia 2 de fevereiro, com o tema ‘Processo Participativo – A Cidade de Todos os Cidadãos’ e a palestra do historiador brasileiro, doutor em História Social e professor da Unicamp de História da América, Leandro Karnal. Já no dia 16 também do próximo mês, será a vez do filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro, Sérgio Cortella discorrer sobre ‘Educação – A importância da família na educação’. Ambos os encontros no Palácio das Artes (PDA) e com início do credenciamento obrigatório às 18 horas.

“Essas palestras e as demais são eventos que servirão para qualificar ainda mais o debate. Elas terão papel importante para que todos possam parar de pensar em questões pontuais e reclamações e focar em ações para o futuro. Ao final desta fase, ocorrerá o encerramento do processo com a audiência de Revisão do Plano Diretor”, analisou Eliane.

Propostas - Painéis com todas as propostas recebidas nas consultas púbicas nos bairros serão colocados no PDA nos dias das audiências. A estratégia de divulgação do que foi discutido com a participação dos munícipes já está sendo adotada nos terminais rodoviários Tatico e Tude Bastos.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.