Novos Guardas Municipais recebem treinamento

Profissionais começaram as atividades no início de fevereiro

Por Sílvia Carvalho | 15/2/2016

Na manhã de segunda-feira (15), os novos Guardas Civis Municipais (GCM) da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) de Praia Grande participaram do Programa de Integração. O encontro foi promovido pela Administração Municipal, por intermédio da Secretaria de Administração (Sead), e ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, Bairro Mirim. Os GCMs começaram a atuar no Município no início de fevereiro.

O Programa de Integração tem por objetivo valorizar e estreitar o relacionamento dos novos servidores como a Administração Municipal. Os servidores participaram da palestra que aborda temas como as regras do estágio probatório, as responsabilidades de cada secretaria, a legislação voltada ao funcionalismo público, telefones úteis, lista de documentos e formulários que estão disponíveis na Intranet. Eles ainda receberam uma cartilha contendo as informações e até um pequeno glossário que pode facilitar a vida de quem está ingressando no serviço público.

De acordo com o comandante da GCM, Marco Alves dos Santos, o treinamento realizado pela Sead com os novos funcionários vai contribuir ainda mais com o trabalho da Administração Municipal. “Vejo essa recepção de uma forma bem positiva. Na GCM temos o hábito de fazer uma espécie de recepção aos novos funcionários, mas a Integração da Sead complementa e familiariza os funcionários à Administração Municipal.”

A diretora da Divisão de Capacitação e Treinamento da Secretaria de Administração, Sandra Chaves, explicou que esta integração é um pouco diferente por ser tratar de um mesmo cargo. “Aproveitamos a oficina para enfatizar o quanto os guardas municipais são importantes para a Administração e para a sociedade civil. Eles são as peças fundamentais no exercício do zelo ao patrimônio público”.

Aprovado- A GCM Mariana Moreno Ruiz considerou o treinamento interessante. Ela nunca trabalhou no setor público e acredita que a palestra foi esclarecedora, pois apresenta ao servidor seus deveres e direitos.
O GCM Luciano Santos de Paulo Cruz é funcionário público de Praia Grande há 15 anos. Ele passou pelos cargos de trabalhador e motorista até passar na prova de CGM. Para ele, o programa ajuda o servidor a ter mais conhecimento sobre o funcionalismo público.

Avança PG- Uma das metas do programa Avança PG, dentro do eixo Cidade Gestão, é a promoção da melhoria das condições de trabalho do funcionalismo e de atendimento ao público. O Avança PG prevê uma série de ações programadas pela Administração Municipal de Praia Grande para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.