Cultura: vagas em oficinas gratuitas são ampliadas em mais de 100%

Sectur salta de 667 para mais de 1500 atendimentos em 2016

Por Lorena Flosi | 1/3/2016

A Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) deu um salto significativo no número de vagas oferecidas pelas oficinas gratuitas do Palácio das Artes. De 667 matriculados no ano passado, 1550 inscritos terão a oportunidade de participar das atividades de música, artes visuais, teatro e expressão corporal oferecidos pelo Núcleo de Complementação Educacional Palácio das Artes.

“O grande interesse da população, que passou a conhecer melhor o trabalho educacional desenvolvido pelo Palácio das Artes através dos espetáculos produzidos por nossos frequentadores, aliado à chegada de novos instrutores, possibilitou esse salto na oferta de vagas”, comemora a diretora de divisão de artes cênicas e música da Sectur, Isabel Samegima. “Além de ampliar as vagas para as atividades de teatro e violão, que têm grande procura, criamos o Núcleo Experimental de Danças, e teremos a oportunidade de oferecer oficinas em seis modalidades diferentes de dança para cerca de 300 novos alunos”.

Dois novos instrutores de teatro foram adicionados ao quadro da Sectur, o que resultou em 170 novas vagas. Além disso, outras 60 foram abertas para as atividades de violão, com o intuito de suprir a grande demanda. Mais do que cidadania e liberdade de criação, as oficinas oportunizam a seus freqüentadores a possibilidade de estarem em um palco, exercitando e aprimorando sua arte: o trabalho educativo desenvolvido no centro cultural chega à população através de espetáculos gratuitos produzidos pelos próprios participantes, no Núcleo de Criação Teatral Palácio das Artes e na Camerata de Violões da Sectur.

O Núcleo de Complementação Educacional oferece ainda oficinas em expressão corporal, teoria musical, artes visuais, flauta, bateria, percussão e performance corporal. Todas as atividades são gratuitas e acontecem com periodicidade semanal, atendendo interessados a partir de cinco anos no caso das oficinas de performance corporal, sete anos para artes visuais e 14 para as outras oficinas, sem limite de idade.
Para se inscrever, basta ser morador de Praia Grande e ficar atento aos chamados da Sectur, feitos regularmente para vagas disponíveis. Os chamados são publicados no site oficial do Município, e nas redes sociais da Prefeitura de Praia Grande e Palácio das Artes. Também é possível se informar através do telefone 3496-5707.

Matrículas abertas – Estão abertas as inscrições para interessados em participar das oficinas de teatro e violão, e também para os já estão em lista de espera na Sectur. Os inscritos têm até a próxima sexta-feira (4) para efetuar matrícula. Após essa data, as vagas remanescentes serão disponibilizadas à população em geral. Também estão abertas as inscrições para as oficinas de dança oferecidas pelo Núcleo Experimental de Danças. Os interessados com idade a partir de 14 anos podem optar por oficinas de Balé, Jazz, Sapateado, Dança para a Terceira Idade e Estilo Livre. Para participar das oficinas de balé, é necessário comparecer à aula coletiva para seleção, no dia 10 ou 11 de março, às 8 ou às 14 horas. Para as outras oficinas de dança, basta se dirigir ao Palácio das Artes (Av. Pres Costa e Silva, nº 1600), munido de cópias do RG e comprovante de residência. Menores devem estar acompanhados dos pais ou responsável e apresentar declaração escolar. As matrículas são feitas por ordem de chegada e seguem até se esgotarem as vagas. As atividades iniciam em abril.

Avança PG – A ampliação do atendimento em oficinas culturais contempla o programa Avança PG dentro do Eixo Feliz, que visa o fomento à produção cultural do Município e democratização do acesso à cultura. Programa de metas que reúne ações para diversos setores (eixos) de atuação da municipalidade, o Avança PG compreende ainda os eixos Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.