Administração inaugura campo de futebol no Bairro Antártica

Equipamento de alto nível técnico atenderá munícipes de 8 a 16 anos

Por Priscila Sellis | 16/5/2016

A Prefeitura de Praia Grande inaugurou neste sábado (14) a revitalização do Campo Magic Paula, no Bairro Antártica. O equipamento beneficiará crianças e adolescentes de 8 a 16 anos com aulas gratuitas de futebol, além de ser utilizado pela comunidade nos fins de semana. O campo de futebol – cujo maior destaque é a grama sintética oficial - fica ao lado do Ginásio Poliesportivo Magic Paula, que também passa por revitalização e será reinaugurado dentro de alguns dias.

Inicialmente, o campo atenderá cerca de 100 alunos, mas quando todas as turmas estiverem preenchidas poderá chegar a aproximadamente 500 crianças e adolescentes. “É mais um espaço de formação e aperfeiçoamento para nossos jovens, mais uma atividade saudável oferecida a eles. Tenho certeza de que este espaço será bem aproveitado por vocês”, disse a secretária de Educação, Cláudia Meirelles, dirigindo-se à comunidade presente na inauguração.

O prefeito de Praia Grande destacou o investimento na área esportiva como estratégia para melhorar a educação. “Os países mais desenvolvidos do mundo investem em atividades fora da sala de aula e nós também estamos fazendo isso. Esse tipo de iniciativa permite que o aluno fique mais tempo dentro do contexto educacional e até melhore seu desempenho, pois para frequentar uma atividade extraclasse, nós cobramos sua frequência e dedicação também na escola. Está tudo interligado”, comentou.

O campo de 6.400m2 (100 x 64) recebeu obras de drenagem, base em brita e pedrisco com cobertura de emulsão asfáltica, grama sintética (material autorizado pela Federação Internacional de Futebol Associado, a FIFA), e alambrado. O local recebeu, ainda, paisagismo e um estacionamento para 120 carros e 14 motos. Os vestiários também foram completamente revitalizados. Considerando todo o espaço (incluindo calçada e estacionamento), a metragem chega a 18 mil metros quadrados. O investimento foi de aproximadamente R$ 3,4 milhões. “É o segundo campo da Cidade a receber grama sintética; o primeiro foi no Bairro Real. Esse material é excelente, principalmente pela praticidade e facilidade de manutenção, por isso a tendência dos países desenvolvidos é utilizarem cada vez mais a grama sintética. Com a qualidade que temos nesse campo, temos condições de fazer aqui grandes eventos esportivos”, ressaltou o diretor da Divisão de Competições e Treinamento da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), Cláudio Luiz Monteiro de Moraes, conhecido como Camarão. “Mas o mais importante é que este equipamento permite tirar mais crianças da rua, oferecendo a elas essa nova oportunidade”.

Para marcar a inauguração, houve um jogo entre alunos de outros polos de futebol (sub-013) e, logo após os discursos de inauguração, foi realizado um amistoso entre os times do bairro Botafogo e Nacional, na categoria Cinquentão. O Nacional levou a melhor por 3 x 0.
A comunidade presente se mostrou muito satisfeita com o novo espaço. O presidente da Associação de Melhoramentos do Bairro Vila Antártica, Evandro Gomes Martins, resumiu o sentimento dos munícipes: “A comunidade está muito agradecida por este empreendimento aqui em nosso bairro, pois um campo dessa qualidade não se vê facilmente em outras cidades, ainda mais levando-se em conta que são nossos filhos que estarão aqui jogando! Estamos felizes com os investimentos que estão sendo feitos na nossa área”, afirmou.

O técnico de futebol da Seel, Eber Luiz Costa, conhecido como Lelê, conhece bem o “antes e depois” do campo reinaugurado, pois já atuava no local desde a primeira inauguração do campo, há 20 anos. “No começo era grama natural e em pouco tempo, virou campo de terra. Treinei muitos meninos aqui, quando era um ‘terrão’. Mas agora, acredito que a motivação e o ânimo vão ser ainda maiores pra garotada, pois ficou um campo de primeiro mundo!”, elogiou. “Isso aqui está comparável aos dos países mais desenvolvidos. A meninada não vê a hora de começar as aulas!”.

Aulas – Para ter aulas no campo, é necessário preencher uma ficha cadastral no local, além de apresentar cópia do RG, comprovante de escolaridade, autorização dos pais ou responsável e atestado médico. Informações podem ser obtidas pelo 3471-7619.

Avança PG – A inauguração do Campo Magic Paula faz parte das metas estipuladas no Programa Avança PG, eixo Cidade Feliz. A iniciativa é um conjunto de ações planejadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.