Mudanças viárias alteram trânsito no Bairro Boqueirão

Ação interferirá em trecho do itinerário das linhas 17 SA, 33 MA e 905 (SV/PE)

Por Jaqueline de Marco | 22/11/2016

Condutores de veículos, pedestres e passageiros de linhas de ônibus municipais e intermunicipais que passarem por vias do Bairro Boqueirão a partir da próxima terça-feira (29) devem estar atentos a alterações viárias que afetarão o sistema de quatro importantes vias do trecho. Mudanças no sentido de circulação de veículos da Avenida São Paulo e das Ruas Emancipador Paulo Fefin, Fumio Miyazi e Praia dos Sonhos serão necessárias devido a obras de revitalização do chamado Centro Expandido Boqueirão, garantindo assim melhores condições de fluidez e segurança do trânsito.

As ações estão sendo coordenadas pelas Secretarias Municipais de Trânsito (Setran) e Transportes (Setransp), e parte das ações integram o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, que visa diminuir números de acidentes viários e mortes no trânsito. Além disso, todo o trabalho segue preceitos do plano de metas municipal Avança PG, programa que atende o triênio 2014-2016, dentro do eixo Cidade Segura.

Mudanças - A Avenida São Paulo, atualmente funcionando com sentido duplo de direção, passará a ter mão única no sentido Marginal/Praia, entre a Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas e a Praça da Paz.

Outra via que passará por mudanças é a Rua Emancipador Paulo Fefin, que será adicionada ao itinerário de ônibus e funcionará como opção de tráfego no lugar da Avenida São Paulo, no sentido Praia/Marginal. Toda a via permanece em sentido único de circulação, com exceção da quadra entre a Rua Limeira e Avenida Presidente Kennedy devido ao retorno de veículos no trecho.

A Rua Fumio Miyazi, antes com mão única, passará a contar com trecho de sentido duplo, entre a Avenida São Paulo e Rua Emancipador Paulo Fefin. No local já foram instalados semáforos, que passarão a funcionar nas primeiras horas de terça-feira (29).

E a Rua Praia dos Sonhos terá o sentido de circulação invertido, no trecho entre as Avenidas Presidente Kennedy e Dr. Roberto de Almeida Vinhas, e passará a funcionar no sentido Praia/Marginal.

De acordo com a diretora da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego de Praia Grande, Michele Rezende de Mesquita, para garantir segurança viária nestes trechos, as vias já estão recebendo reforço na sinalização viária. “Estamos instalando novas placas, realizando pinturas de solo e lombadas. Além disso, estamos colocando semáforos para veículos motores, pedestres, ciclistas e sonoros para deficientes visuais, inclusive alguns destes equipamentos contarão com mais de duas fases, evitando qualquer tipo de conflito de fluxo”.

Outras informações sobre o trânsito na Cidade podem ser obtidas através da linha gratuita e 24 horas da Setran, o 0800-7720194.

Ônibus - As mudanças afetarão também trecho do itinerário das linhas municipais 17 SA e 33 MA e da intermunicipal 905 (que faz o trajeto São Vicente/Peruíbe). No sentido Boqueirão/Guilhermina, os ônibus deixarão de entrar na Avenida São Paulo, seguindo pela Rua Emancipador Paulo Fefin. Três novos pontos de paradas já foram instalados na via e passarão a funcionar a partir das primeiras horas de terça-feira (29). No sentido oposto, Guilhermina/Boqueirão, não haverá mudanças. Cartazes informando sobre as mudanças já estão sendo instalados nos ônibus e terminais rodoviários.

Movimento Paulista – Parte das ações integra o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. No projeto, dentre as ações previstas na Cidade estão a implantação do sistema viário binário (vias com mãos de direção alternadas) no trecho conhecido como Centro Expandido Boqueirão, com placas e semáforos; e sinalizações de travessia de pedestres com faixas elevadas em diversos trechos da Cidade com grande fluxo de pedestres.

Além disso, o convênio com o Movimento prevê ainda o envio de relatório com dados sobre acidentes viários e óbitos mensais no estado, o que de acordo com a Setran será muito importante para a gestão do trabalho e da logística das ações viárias, já realizadas na Cidade.

Avança PG - No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. Para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.