Praia Grande é referência na Região em Educação Especial

Cidade recebeu visita do Grupo Acolhe Autismo de Santos

6/11/2017

Representantes do Grupo Acolhe Autismo de Santos visitaram o gabinete da vice-prefeita e Secretária de Governo de Praia Grande, Maura Ligia Costa Russo, nesta segunda-feira (6). O tema central do encontro foi o trabalho que o Município desenvolve voltado a Educação Especial.

“Estamos muito satisfeitos em receber essas mães para conhecer um pouco do trabalho desenvolvido por elas e também apresentar o que Praia Grande oferece em Educação Especial”, comentou a vice-prefeita de Praia Grande.

As representantes do grupo e mães de crianças autistas, Ana Paula Chacur e Ana Lúcia Jorge, contaram um pouco de suas experiências e luta por políticas públicas para a causa. “Nós lutamos por tratamento especializado para o autista, como por exemplo, atendimento pedagógico interdisciplinar, atendimento em saúde, psicológico, ocupacional, entre outros. Queremos isso para todas as cidades da Baixada e não somente para a nossa”, disse Ana Lúcia Jorge.

Também participaram da reunião a diretora da Divisão de Educação Especial da Secretaria de Educação (Seduc), Márcia Duarte, e a diretora da Divisão de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde (Sesap), Cibele Picine.

Márcia Duarte explica que Praia Grande, desde o ano 2000, já realizava políticas públicas na área. “Já temos histórico de inclusão desde 1996, na verdade. O atendimento educacional especializado faz parte da nossa rotina. Hoje temos 1.030 alunos incluídos nas escolas, destes, 200 são autistas”, explicou. Ela conta ainda que Praia Grande é o único município da região que ofereceu um curso de educação especial, com 6 meses de duração, para todos os funcionários da área, como, diretores, assistentes, professores e técnicos pedagógicos.

No setor da saúde, o destaque em Praia Grande fica por conta do CER (Centro Especializado de Reabilitação) que atende pacientes de todas as idades e também o Caps i (Centro de Atenção Psicossocial Infantil). “Além de prestar todo o atendimento médico, fisioterápico, psicológico e social, nossas unidades encaminham o paciente para realizar outras atividades que contribuam para o seu tratamento, como, por exemplo, teatro, dança, artesanato e esportes que são disponibilizados por outras secretarias do Município”, comentou a diretora da Atenção Especializada da Sesap, Cibele Picine.

As mães ficaram impressionadas com a estrutura oferecida em Praia Grande. “Eu não sabia que Praia Grande oferecia tudo isso. Realmente estou impressionada, é um exemplo a ser seguido”, disse a representante do Grupo, Ana Paula Chacur.

Dados - O CER tem salas e consultórios específicos para: fisioterapia, fisioterapia infantil, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, reabilitação, atendimento em grupo, neurologia, enfermagem, assistência social, avaliação, triagem e acolhimento. Outros destaques são o refeitório, horta, áreas de convivência, específica de embarque e desembarque de ambulâncias e carros adaptados, salas exclusivas para os funcionários, estacionamento com vagas especiais, além de espaço de leitura e brinquedoteca.

Um diferencial do projeto praia-grandense fica por conta da implantação da sala de Atividade de Vida Prática. O local possui equipamentos que as pessoas utilizam em casa, como cama, fogão, armários. Toda essa estrutura para oferecer aos atendidos autonomia nos afazeres diários.

Caps i – Um dos principais destaques do Caps i fica por conta da questão estrutural. O prédio tem dois andares e possui, inclusive, um elevador. Os consultórios médicos, sala de atividades, de trabalhos em grupos são decorados com brinquedos, como bonecas e carrinhos, e adesivos temáticos para o público que será atendido no local. A unidade tem ainda horta, salas de medicação, reuniões, recepção, refeitório, cozinha e posto de enfermagem.