Plano de Contingência é apresentado aos representantes de secretarias

Medidas são voltadas a inundações e deslizamentos

12/12/2017

O Departamento de Defesa Civil de Praia Grande apresentou nesta terça-feira (12) o Plano de Contingência (Plancon) do Município aos representantes de 19 secretarias municipais. O objetivo foi dar ciência a cada um dos integrantes do Plancon sobre suas atribuições.

De acordo com a Lei 1860/17, o Plano de Contingência e de Proteção e Defesa Civil de Praia Grande tem o objetivo de estabelecer os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a eventuais emergências e desastres.

O Plano foi apresentado pelo diretor do departamento de Defesa Civil da Cidade, Luciano Gomes Sousa, que explicou que no caso de Praia Grande o trabalho se concentra nos deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos do mesmo tipo. “São poucas as áreas consideradas como suscetíveis a esses tipos de acidentes naturais. Mas é de extrema importância que todos os envolvidos estejam cientes e orientados de suas tarefas no caso de acionamento. Vidas podem depender desse pronto atendimento”.

Entre os itens que constam do Plancon está um plano de chamada com fluxograma de acionamento, ou seja, a ordem de acionamento de cada uma das secretarias e órgãos da prefeitura.

Após ouvir as explicações e tirar algumas dúvidas, o representante da Secretaria de Planejamento (Seplan), Vinicius da Silva Henrique, afirmou que o envolvimento de todas as secretarias é essencial. “O Plano de Contingência demonstra a preocupação da Prefeitura e seus agentes na prevenção de acidentes de ordem natural. E cada secretaria tem sua importância nesse processo todo”.

Para o próximo ano, estão previstas ainda oficinas para a realização de um simulado de um acidente natural, que também deve envolver todas as secretarias e a comunidade.