Defesa Civil tem campanha para alertar sobre perigos dos raios

Faixas foram instaladas em vários pontos da orla

14/1/2019

O verão é uma das épocas do ano de maior incidência de raios e, preocupada com a segurança principalmente dos banhistas, a Coordenadoria de Defesa Civil de Praia Grande realiza anualmente campanha de prevenção aos raios. A ação integra o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do Governo do Estado de São Paulo e tem o objetivo de orientar as pessoas sobre a importância de deixar a praia em caso de tempestades.

Para alertar sobre os perigos de permanecer na praia em caso de chuvas ou tempestades com raios, a Coordenadoria de Defesa Civil instalou 12 faixas em pontos estratégicos do Município, como a orla da praia, principalmente nos postos dos Guarda Vidas e também nas tendas onde acontece o projeto Estação Verão Praia.

De acordo com o coordenador de Defesa Civil de Praia Grande, Luciano Gomes Souza, panfletos também foram confeccionados e são distribuídos em pontos como comércios e prédios públicos municipais. “O objetivo é conscientizar sobre um fenômeno perigoso e que pode custar vidas. É extremamente importante que, ao menor sinal de tempestades, as pessoas saiam do mar e da praia. Queremos que moradores e visitantes possam aproveitar nossas praias com tranquilidade”.

Souza explica ainda que o ideal é que as pessoas se abriguem em locais seguros, como edificações ou até mesmo o carro. Mas que nunca fiquem embaixo de árvores e próximo a postes. “Ao contrário do que muita gente pensa, o guarda-sol acaba atraindo os raios, então não é seguro”.