Cidade Total: Escolas e Usafas fazem caminhada para conscientizar comunidade

Ação destaca necessidade de destinar corretamente materiais inservíveis

3/6/2019

Conscientizar sobre local correto de destinar materiais recicláveis, móveis velhos e resíduos da construção civil. Com este objetivo, na última sexta-feira (31), alunos de escolas municipais e integrantes das Unidades de Saúde da Família (Usafas) de diferentes bairros de Praia Grande fizeram caminhada até o Ecoponto mais próximo da unidade. A iniciativa faz parte da série de ações desenvolvidas dentro do programa Cidade Total.

As crianças que estudam na EM Pablo Trevisan Perutich, no Bairro Anhanguera, e integrantes das Usafas Santa Marina e Anhanguera fizeram a parte delas. Entoando um canto que convidava os moradores a fazer a sua parte e zelar pela Cidade, cerca de cem meninos e meninas percorreram as ruas da comunidade. No percurso, o grupo saiu da frente da escola, em direção ao Ecoponto Anhanguera e, depois, passou em frente das Usafas.

Conforme o grupo caminhava, os moradores do bairro paravam para ver e até acompanhavam o canto entoado pelo grupo. Os integrantes das Usafas aproveitavam para entregar folhetos com informações sobre a importância dos Ecopontos e a necessidade de destinar corretamente o material inservível. A partir de agora, a iniciativa acompanhará o Cidade Total em cada bairro que o programa passar.

Mãe do aluno Gustavo Henrique dos Santos, a balconista Marinês dos Santos, acompanhou toda a caminhada até o Ecoponto. Para ela, ações como essa fazem com que as crianças cresçam mais conscientes sobre o papel de cada cidadão. “Eles já terão ciência disso, principalmente se virem os pais destinando o lixo corretamente. Cada morador pode fazer a sua parte, evitando que a Cidade fique suja”.

A agente comunitária de saúde da Usafa Santa Marina, Ariana Cordeiro Marques, destacou a importância da iniciativa realizada dentro do programa Cidade Total. “Nós trabalhamos com a prevenção. O descarte correto destes materiais nada mais é que uma forma de impedir que doenças surjam por conta do acúmulo de lixo. Junto com a educação mobilizamos os moradores para entender essa mensagem. Estamos plantando uma sementinha”, destacou.

Cidade Total – O programa, iniciado em março, leva diversos serviços de cidadania, manutenção e soluções de demandas a todos os bairros da Cidade. Estão envolvidas no enfrentamento aos problemas as seguintes secretarias: Serviços Urbanos, Urbanismo, Saúde, Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Governo, Gabinete, Assistência Social, Trânsito e Transporte. Reuniões técnicas entre os setores são realizadas para definição dos detalhes e cronograma de trabalho.