Bairro Anhanguera recebe serviços do Cidade Total

Diversas secretarias municipais participam do programa

10/6/2019

O Bairro Anhanguera está recebendo o Cidade Total, serviços de manutenção, cidadania e também de conscientização. A mega-ação, desenvolvida pela Prefeitura de Praia Grande, também soluciona algumas demandas apontadas pela própria população. Os trabalhos nesta região da Cidade deverão se estender até a próxima sexta-feira (14).

Estão envolvidas no programa de enfrentamento aos problemas as seguintes secretarias: Serviços Urbanos, Urbanismo, Saúde, Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Governo, Gabinete, Assistência Social, Trânsito e Transporte. Para conhecer a demanda de cada bairro, a Subsecretaria de Ações de Cidadania da Prefeitura realizou um raio X de cada área.

“As secretarias estão integradas e comprometidas em cumprir tudo que foi detectado. É um trabalho educativo, de conscientização e de soluções de muitos problemas. A população precisa colaborar também não descartando entulho e lixos em locais irregulares e zelando pelo patrimônio público”, comentou o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.

Entre os trabalhos realizados nas ruas e avenidas do bairro, destaque para a retirada de entulho, lixo e a atuação do Rapa Treco, ações de manutenção da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). Além dos profissionais, a atuação também requer a utilização de máquinas pesadas como caminhões e retroescavadeiras.

Já a equipe da Secretaria de Trânsito (Setran) praia-grandense retira veículos que estavam abandonados e eram sinônimo de transtorno para os munícipes. Caso não seja cumprido o que é solicitado pelos agentes, o carro pode até ser encaminhado ao pátio municipal.

Trabalho especializado - Dentro do Cidade Total também ocorre um trabalho especializado que é voltado ao atendimento de moradores de rua, efetuado pelos profissionais do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), e uma equipe da pasta de Assistência Social (Seas) do Município. O objetivo é gerar um vínculo para poder inserir essas pessoas atendidas em algum tipo de programa que a Prefeitura realiza, independentemente da área, como habitação, cidadania e saúde.

Outra estratégia adotada pelos profissionais das duas secretarias diz respeito a reinserção social desse indivíduo. Atuação junto a esse tipo de caso visa o restabelecimento do vínculo familiar. Em muitos casos, o morador de rua passa por todas as etapas de atendimento e, ao final, retorna a morar com a sua família.