AVCB, código de posturas e reciclagem são temas de reunião com empresários em PG

Secretarias de Urbanismo (Seurb) e Meio Ambiente (Sema) organizaram encontro

28/6/2019

Foto Indisponivel

As secretarias de Urbanismo (Seurb) e de Meio Ambiente (Sema) de Praia Grande realizaram reunião com representantes de empresas de administração de condomínios e comerciantes sediados na Avenida Mal Mallet (Bairro Canto do Forte). O encontro, no dia 25, teve como foco orientar e conscientizar sobre Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), Código de Posturas, ações para reciclagem e adequação no descarte de resíduos.

Novos encontros, em datas ainda a serem divulgadas, serão realizados com segmentos empresariais e comerciantes de outros bairros da Cidade. “Nosso objetivo é a orientação sobre a legislação e também a parceria na multiplicação da informação”, ressaltou o titular da Seurb, Alexander Ramos.

No que se refere as ações da Seurb, a exposição foi realizada pelo subsecretário de Controle Urbano (Contru), Leonardo Conti Santos: “É de responsabilidade do Corpo de Bombeiros, sob análise das medidas de prevenção, a emissão do AVCB. O mais importante na obtenção do documento é que sejam obedecidas as determinações. Caso necessário, devem ser realizadas as adequações, afinal o objetivo é oferecer maior segurança nestes locais”.

A Prefeitura desenvolve ao longo de todo ano fiscalização destinada a proprietários, empresários e comerciantes, com ênfase a prazos e validade da documentação. “A fiscalização, tanto no que se refere ao AVCB como ao Código de Posturas, é uma obrigação do poder público”, analisou o subsecretário.

Meio Ambiente - O secretário de Meio Ambiente, Israel Lucas Evangelista, explicou sobre a importância da reciclagem e como todos podem colaborar para que o processo aconteça de forma correta. “A Prefeitura tem disponibilizado equipamentos e recursos para o descarte correto e a reciclagem na Cidade. O Município possui, atualmente, 15 Ecopontos para que a população possa se desfazer adequadamente de materiais inservíveis e itens recicláveis, inclusive funcionando aos sábados. Há coleta seletiva, que acontece 30 minutos antes da de lixo domiciliar. Também temos trabalhado conjuntamente com a Seurb no sentido de orientar os comerciantes sobre separação dos resíduos secos (recicláveis) dos úmidos (orgânicos) e como fazerem o descarte corretamente (depósito/ensacamento e encaminhamento/melhor horário para disponibilizar para coleta)”, disse.

O titular da Sema ainda ressaltou ainda a importância da participação da sociedade para o sucesso das ações. “Precisamos de todos para que essa cultura se dissemine e multiplique, tanto no comércio, condomínios, como entre a população em geral. É um trabalho de conscientização importante e que fará uma grande diferença no futuro de Praia Grande. Contamos com cada um no enfrentamento deste problema que é a destinação correta do lixo, que não é só da Cidade, mas do mundo”, finalizou.

Telefone - Descartes irregulares de objetos e materiais inservíveis e denúncias de comércio clandestino podem ser feitas na Ouvidoria Municipal, pelos telefones 162 e 3495-1527, ou pelo formulário online disponível no site ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br.