Conselho Municipal de Saúde debate ações e programas do setor

Encontro ocorreu na sede da Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi

1/7/2019

O Conselho Municipal de Saúde (Comusa) de Praia Grande realizou a reunião mensal para tratar de assuntos pertinentes a área. Entre os assuntos debatidos, destaque para o projeto WhatsApp Web e os termos aditivos número 3 e 4 do Contrato de Gestão firmado entre a Administração Municipal e Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. (SPDM) do Hospital Irmã Dulce. O encontro ocorreu no último dia 27, na Casa dos Conselhos de Praia Grande, localizado no Bairro Tupi.

O primeiro projeto aprovado foi apresentado pela coordenadora das Agentes Comunitária de Saúde (ACS), Vanessa Naomi Oshiro. Trata-se de uma moderna ferramenta para avisar os usuários das unidades de Saúde da Família (Usafa) sobre as consultas de Especialidades Médicas, o WhatsAppWeb Corporativo, também conhecido por WhatsApp Business.

O projeto piloto já está sendo desenvolvidos em algumas Usafas, agilizando as entregues de guias e exames de diversas especialidades aos pacientes. Desta forma, as agentes comunitárias de saúde podem realizar seus trabalhos prioritários.

A presidente da ONG de Defesa e Cidadania da Mulher (DCM) e membro do Comusa, Ana Silvia Passberg de Amorim, elogiou a iniciativa. “A unidade de saúde que sou atendida está utilizando essa ferramenta e eu já fui avisada de várias consultas. Temos que olhar essas iniciativas com bons olhos. Só com esses projetos podemos melhorar a saúde da nossa sociedade”, comentou.

Também foram aprovados vários projetos pelos membros do Comusa, entre eles os termos aditivos que tratam de verbas para o Contrato de Gestão do Hospital Irmã Dulce. Ambos os termos tratam do envio de verbas para cirurgias eletivas e outros para compras de equipamentos para a unidade e o Nefro-PG, unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande.

Os membros do Comusa também aprovaram o Plano Operativo 2019 do contrato de gestão do Irmã Dulce. A medida tem como objetivo aumentar a capacidade financeira do contrato para que não haja nenhum ônus, caso algum ente governamental (estadual e federativo) atrase os valores previstos no cronograma.

Finalizando as aprovações, também foi destacado na reunião o programa que trata dos transportes de passageiros para fora do Município, o Tratamento Fora do Domicílio (TFD.

Mortalidade Infantil - A coordenadora de Saúde da Mulher da Cidade, Camilla Rodrigues Godinho, apresentou as ações desenvolvidas pela Administração Municipal com a finalidade de reduzir cada vez mais a mortalidade infantil na Cidade.

O presidente do Comusa, Paulo Roberto da Silva, analisou de forma positiva os temas debatidos na reunião. “Quem ganha com essa participação nas reuniões é a própria sociedade, que passa a saber de que forma as verbas aprovadas pelo Comusa estão sendo aplicadas”.