Sesap apresenta trabalhos realizados nos últimos anos em reunião de Conselho Municipal

Evento aconteceu na Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi

1/8/2019

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande apresentou na manhã de quarta-feira (31) os trabalhos realizados nos dois últimos anos para os membros do Conselho Municipal de Saúde (Comusa), de entidades do Terceiro Setor, de empresários e moradores da Cidade. As ações foram apresentadas pelo Subsecretário de Planejamento em Saúde, Rodrigo França, e até agora a cidade já conseguiu realizar 70% dos trabalhos solicitados durante 9ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro ocorreu na Casa dos Conselhos, situada na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi.

A 9ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada em 2017 e, dentre as ações apresentadas pela equipe da Sesap, estavam três informes: 1- regulação das filas de espera; ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos; 2- ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos; 3- início do cadastramento no Digisus.

O primeiro informe tratou-se da apresentação da regulação das filas de espera, para consultas com especialistas e procedimentos, que são de responsabilidade do Governo Municipal. Agora, a população praia-grandense espera no máximo 45 dias para passar numa consulta de especialidade. A cidade também investiu na realização de cirurgias de catarata, sendo que foi o Município do Estado que mais efetivou esse tipo de procedimento. Com a redução no tempo de fila de espera e o aumento na realização de exames, também foi possível agilizar as consultas de retorno.

O segundo informe apresentou a ampliação do acesso aos procedimentos de cirurgias eletivas. O Complexo Hospitalar Irmã passa a realizar cirurgias fora dos horários convencionais e passou a ser referência na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), tanto na agilidade quanto na qualidade dos serviços prestados.

O último informe trata-se do cadastramento do Município no Digisus, que é um banco de dados nacional, que unificará as informações de todos estados e municípios, tornando-se uma plataforma também de consulta popular. Dessa forma, o programa mais transparências dos serviços públicos realizadas pelos governos no âmbito: municipal, estadual e federal.

O presidente do Comusa, Paulo Roberto da Silva, explicou aos participantes da reunião que as realizações das ações só foram possíveis devido as aprovações realizadas pelos membros dos conselhos. As reuniões do Comusa ocorrem sempre na última terça-feira de cada mês às 9 horas, e é aberta a participação popular, para que sejam formuladas diversas políticas públicas.

Sede – A Casa dos Conselhos de Praia Grande foi implantada em 2017, e já realizou mais de 100 reuniões até o momento. O atendimento na Casa dos Conselhos ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.O equipamento está instalado dentro do Vivência Tupi, onde também funcionam a Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), e os programas SuperEscola e o Conviver. O Vivência Tupi está situado na Rua Xavantes, n° 51, Bairro Tupi.