PG apresenta ações em prol do meio ambiente em reunião

Encontro ocorreu na tarde de terça-feira (5), no Bairro Tupi

7/8/2019

O Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMSB) iniciou as reuniões do mês de agosto. O encontro ocorreu na tarde de segunda feira (5), e contou com a participação popular, representantes do poder executivo, do Terceiro Setor e de empresários da região e de outros estados, lotando a espaço reservado para reuniões na Casa dos Conselhos de Praia Grande, situada no Bairro Tupi, no qual foram apresentadas iniciativas que respeitam o Meio Ambiente na Cidade.

Entre os destaques da reunião estavam a deliberação de utilização de recursos do fundo de Saneamento Básico e para o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande. O primeiro tema foi apresentado pelo secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, que ressaltou a importância do fundo municipal, para as ações relacionadas aos resíduos sólidos entre elas: o aumento da coletiva seletiva, e a implantação de Ecopontos na Cidade.

O outro assunto abordado na reunião foi a conscientização da preservação do Meio Ambiente, com a ação realizada pelo Departamento de Educação Ambiental da Seduc. A responsável pelo setor, Eliana Queiroz, ministrou a palestra apresentando as ações realizadas pela Seduc com alunos das escolas públicas e privadas e com a comunidade praia-grandense. Entre a ações está a Gincana Verde que está mobilizando os estudantes das escolas municipais e toda a sociedade. O projeto visa sensibilizar os alunos de forma prática e dinâmica tornando-os protagonistas da ação.

Estudantes e comunidade podem destinar para as unidades de ensino materiais inservíveis como lacre de latinha de alumínio, tampa de garrafa, bateria e pilhas, entre outros. Cada item terá uma pontuação previamente definida. A escola que ao final somar mais pontos vence. O resultado final e a premiação dos ganhadores estão previstos para ocorrer em setembro.

A próxima reunião do CMSB está agenda para o dia 7 de outubro, às 15 horas, na Casa dos Conselhos, situada na Rua Xavantes, n°51, Bairro Tupi.

Sede – A Casa dos Conselhos tem como objetivo integrar diversos públicos e promover a cidadania entre os moradores de diferentes faixas etárias. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O equipamento municipal está instalado dentro do Vivência Tupi, onde também funcionam a Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), e os programas SuperEscola e o Conviver.

Confira o calendário do mês de agosto (sujeito a alterações):

Dia 08- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente às 10 horas;

Dia 12- Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência às 15 horas;

Dia 15- Conselho Municipal de Assistência Social às 9 horas;

Dia 15- Conselho Municipal do Idoso às 14 horas;

Dia 16- Conselho Alimentação Escolar às 9 horas;

Dia 16- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher às 10 horas;

Dia 28 – Conselho Municipal de Saúde às 9 horas;

Dia 28- Conselho Municipal do Fundo Meio Ambiente às 14 horas;

Dia 28 – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente às 15 horas;

Dia 29- Conselho Municipal de Turismo às 10 horas.