Prefeitura quer agilidade de empresas para manutenção de cabos

Encontro aconteceu terça-feira (24). Objetivo é minimizar transtornos

25/9/2019

A Prefeitura de Praia realizou na terça-feira (24) reunião com fornecedores de serviços por meio do sistema de posteamento elétrico da Cidade. O evento envolveu os titulares das secretarias de Urbanismo (Seurb), Alexander Ramos e de Serviços Públicos (Sesurb) Katsu Yonamine. “O principal objetivo deste encontro foi criar um canal de contato e buscar soluções para problemas que a Administração Municipal está encontrando: no caso destas empresas trata-se do atendimento de ocorrências relacionadas a queda ou afrouxamento dos fios existentes na rede de posteamento da Cidade”, explicou Ramos.

A rede de posteamento é administrada pela Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL). A Prefeitura é responsável pela iluminação pública. “Mas quando há um problema na fiação existente, o cidadão não tem conhecimento sobre responsabilidades. Apesar de não ser um serviço público, é na Prefeitura que o munícipe busca o socorro e a demora no atendimento gera um desgaste à imagem da Administração Municipal. Há dezenas de ocorrências registradas na Ouvidoria. Temos realizado vários atendimentos a ocorrências onde é informada a queda, afrouxamento ou mesmo rompimento de um fio. A maior dificuldade se dá, inicialmente, porque não sabemos se há carga elétrica ou mesmo não conseguimos identificar à que empresa pertence, para que possamos entrar em contato e solicitar o serviço de manutenção. E devido aos riscos que podem representar para a população, algumas vezes necessitamos isolar um trecho de rua ou de calçada, por questão de segurança, causando transtornos para os moradores locais”, explicou o titular da Sesurb.

E a reunião deu bons resultados. Participante do encontro, a Diretora para assuntos institucionais da Vivo, Patricia F. Lara, ofereceu os serviços da empresa e ressaltou que a mesma mantém um serviço de manutenção 24 horas, que inclusive pode auxiliar na identificação da fiação danificada. “Por ser a maior prestadora de serviços, acredito que a maioria das demandas sejam nossas. Já antevendo isso, a empresa disponibiliza para o cidadão e para o poder público o CIRE (Centro Integrado de Rede Externa), que é o responsável pelo atendimento de ocorrências. O email o cire.br@vivo.com.br. Para sanar dúvidas o telefone é o 0800 77 15 033”. As demais empresas também se colocaram à disposição para formar um grupo de apoio no atendimento de ocorrências.

“Os demais representantes das empresas aceitaram formar um grupo em um aplicativo para agilizar ainda mais o trabalho em conjunto. Vamos organizar isso no menor tempo possível, mas já antevemos com muita satisfação a boa vontade de todos na busca da maior agilidade nas ações. Com este canal direto com as empresas com certeza ganharemos muito na agilidade em identificar o dono do cabeamento que necessita de serviços e mesmo a solicitação no atendimento imediato da ocorrência. Estas ações é que queremos: poder público e iniciativa privada juntos pelo bem do munícipe, que afinal também é o consumidor dos serviços destas empresas”, finalizou o titular da Seurb.