Programa Cidade Total inicia serviços nos bairros Ocian, Tupi e Aviação

Trabalhos solucionam demandas apontadas pela própria população

21/10/2019

A nova fase do Programa Cidade Total, desenvolvido pela Prefeitura de Praia Grande, teve início na manhã desta segunda-feira (21). Os bairros Ocian, Tupi e Aviação recebem a mega-ação que acaba por solucionar demandas apontadas pela própria população. Destaque para os serviços prestados na área de manutenção, além de iniciativas voltadas a educação e conscientização da população.

Em reunião realizada na Escola Municipal José Padin Mouta, no Bairro Tupi, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, apresentou a programação dos serviços para os três bairros. Também participaram do encontro secretários e técnicos da Prefeitura, além de diretores de escolas da rede municipal que estão sediadas nesta região da Cidade e representantes da comunidade em geral e associações de bairro.

Mourão solicitou a população que colabore com as ações de zeladoria e manutenção realizadas pela Administração Municipal. O prefeito explicou, que por ano, a Cidade gasta milhões de reais por conta da falta de cidadania de parte dos munícipes que depredam o patrimônio público, descartando de forma irregular lixo, entulho e resíduos da construção civil nas ruas e avenidas. Problemas com faltas em consultas e exames nas unidades de Saúde e nas escolas também dificultam a realização dos serviços da Prefeitura.

“Praia Grande está vivendo um momento ímpar e conta com estrutura de referência em todas as áreas. A Cidade busca agora aprimorar os serviços. O Cidade Total segue esta linha de atuação. Mas a população precisa fazer sua parte e colaborar através de atitudes que reflitam a consciência de um cidadão. É inadmissível alguém jogar lixo na frente de uma escola ou unidade de saúde”, declarou o prefeito.

Praia Grande tem desenvolvido diversas ações como o aumento da coleta seletiva, novos Ecopontos, destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), arborização planejada, educação ambiental, proteção aos animais, destinação final de resíduos orgânicos, balneabilidade das praias, fiscalização centralizada, combate à poluição sonora e concursos sobre o meio ambiente.

Durante a reunião, algumas pessoas deram bons exemplos de cidadãos conscientes de seus diretos e deveres. Um desses casos é da aposentada Deise Bronde. Residente no Bairro Tupi há 16 anos, ela cansou de ver o descarte irregular em uma das calçadas da rua que mora.

“Solicitei a limpeza do espaço para a Prefeitura. Depois, arregacei as mangas, conversei com os vizinhos e pedi a colaboração de todos. Pintamos o muro desta calçada e agora fazemos vigilância constante. Ninguém mais usou o local como lixeira”, comentou a aposentada.

Serviços - Eliminação do acúmulo de lixo e entulho, manutenção de calçadas, limpeza de canais, melhorias na iluminação pública, nas sinalizações de trânsito, pintura da guia (meio fio) e recolhimento de veículos são apenas alguns dos serviços que já estão em andamento nos três bairros. Mas são muitas outras ações: fiscalização sobre calçadas para melhoria na acessibilidade e mobilidade urbana, atuação dos agentes comunitários de saúde, vistorias para coibir e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além dos trabalhos voltados à população de rua.

Estão envolvidas no programa de enfrentamento aos problemas as seguintes secretarias: Serviços Urbanos, Urbanismo, Saúde, Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Governo, Gabinete, Assistência Social, Trânsito e Transporte. Para conhecer a demanda de cada bairro, a Subsecretaria de Ações de Cidadania da Prefeitura realizou um raio X de cada área.

Somando todas as ações que serão realizadas, mais de 100 funcionários estarão atuando, com apoio de maquinários e caminhões. Apesar da intensificação do trabalho com o Cidade Total, serviços de manutenção no restante da Cidade continuam sendo realizados normalmente.