Avenida do Trabalhador é modernizada

Prefeitura de Praia Grande entregou trecho revitalizado nesta segunda (13)

13/1/2020

A Prefeitura de Praia Grande entregou oficialmente as obras de revitalização da Avenida do Trabalhador, trecho do Bairro Antártica, que vai da Rua Alcino Vicente Leal até a Avenida Sérgio Gregório (cerca de 900 metros), além da Praça Araújo Porto Alegre. O evento, que ocorreu nesta segunda-feira (13), faz parte da programação comemorativa alusiva aos 53 anos de emancipação político-administrativa da Cidade, festejado no próximo dia 19 de janeiro.

“Esta região, como toda a Cidade, está crescendo muito e a perspectiva é que este processo se acentue. Para garantir a qualidade de vida com um desenvolvimento organizado é necessário modernizar o sistema viário. A Avenida do Trabalhador interliga os bairros Antártica, Glória, Vila Sônia e Sítio do Campo e tem estabelecido um comércio forte e que deve ser incentivado”, disse o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.

Ao final de toda a obra, a Avenida do Trabalhador terá cerca de 2,5 km revitalizados. No trecho entregue, os serviços realizados compreenderam instalação de nova rede de drenagem, guias, sarjetas, urbanização das calçadas e pavimentação. Já a Praça Araújo Porto Alegre ganhou ponto de ônibus, novo calçamento em bloquetes sextavados de concreto, equipamentos de acessibilidade, como rampas para cadeirantes e piso podotátil, além de novo paisagismo.

“As obras visam otimizar o fluxo de veículos, oferecendo uma infraestrutura viária que facilite o tráfego dos carros, inclusive do transporte coletivo e bicicletas, garantindo à comerciantes, moradores e consumidores um trânsito ordenado e com maior segurança para todos”, analisou o prefeito.

O aposentado e morador do Bairro Antártica, José Mariana, afirmou que andar pelo local ficou melhor após os serviços realizados. “ As calçadas estão mais seguras e niveladas, o que dá mais segurança para as pessoas, reduzindo o risco de um tropeço e mesmo queda. As lombadas com faixa de segurança também ajudam muito, obrigando a redução da velocidade e dando maior visibilidade ao pedestre. A gente anda um pouco mais devagar, tem certa dificuldade em acelerar o passo e tudo que nos ajude e traga mais segurança é bom”.

Já o comerciante, Wellington Aparecido Pereira da Silva, disse estar de acordo e satisfeito a revitalização da Avenida do Trabalhador. “Todos sabem da importância dessas obras para nossa comunidade e para o comércio. É preciso um tempo para adaptação as novidades, mas, particularmente, estou de acordo. Tem que modernizar”.

Revitalização - O projeto de revitalização da Avenida do Trabalhador prevê diversas ações. Destaque para a colocação de uma nova rede de drenagem com maior capacidade de captação das águas pluviais ao longo da via, que ganhará também trechos duplicados e calçadas urbanizadas. Complementando as ações, as ruas Alcino Vicente leal, Maria Peres, Ernesto José Guerra, Pedro Baptista Menezes, José da Costa Monteiro, Antonio Cândido da Silva, Roberto Santos e Edila Amazonina Rodrigues Santos terão trechos pavimentados. O investimento total nas obras será de cerca de 27,8 milhões.

A via terá também trechos duplicados, ciclovia, ciclo-faixas e calçadas urbanizadas. O sistema projetado propõe, além da readequação das faixas de rolamento, substituição do pavimento asfáltico e sinalização viária horizontal. As calçadas estão sendo requalificadas uniformizando o acabamento e acessibilidade, bem como a adequação dos locais de pontos de parada do transporte coletivo, proporcionando maior conforto aos usuários na espera, no embarque e desembarque dos ônibus.