Revitalização da Via do Cidadão tem trecho entregue

Evento faz parte da programação comemorativa de aniversário da Cidade

17/1/2020

A Prefeitura de Praia Grande entregou oficialmente na sexta-feira (17), obras de revitalização do sistema viário Via do Cidadão. O evento faz parte da programação comemorativa alusiva aos 53 anos de emancipação político-administrativa da Cidade (a se completar no próximo dia 19 de janeiro) e aconteceu na Avenida Itiberê da Cunha (uma das vias beneficiadas). O trecho entregue tem cerca de 6,1 km de extensão, de um total de aproximadamente 7,5 km de vias que compõem o sistema viário. O investimento previsto com a execução total do projeto é de cerca de R$ 23,8 milhões.

Como explicou o prefeito Alberto Mourão, as obras no bairro trazem grandes benefícios em termos de segurança e conforto para os moradores, melhorando a mobilidade urbana local e do entorno. “Com estes serviços, melhoramos o trânsito de veículos, principalmente o transporte coletivo, encurtando o tempo do percurso. E com as calçadas devidamente niveladas e com equipamentos de acessibilidade os pedestres dispõem de um espaço mais confortável e seguro para transitarem”.

O comerciante Luciano Rodrigues N. Freitas disse estar satisfeito: ” A obra valorizou o bairro, deixou a avenida mais bonita e limpa, dando mais visibilidade ao comércio. Com a pavimentação e sinalização das vias, acredito que o fluxo de veículos melhorou. E tem também as calçadas, que estão uma beleza: sem buracos e nem desníveis. A Prefeitura está de parabéns”.

A Via do Cidadão é formada por 13 avenidas e/ou ruas, localizadas em quatro bairros: Melvi, Samambaia (trecho não entregue), Esmeralda e Ribeirópolis, que funcionam de maneira integrada. Os trabalhos compreenderam o alargamento em alguns trechos, urbanização de calçadas com a colocação de piso formado por intertravados de concreto, recapeamento do leito carroçável e nova sinalização viária horizontal.

Morador no Bairro Esmeralda, Ismael da Silva, deficiente visual, fez questão de enfatizar a importância da linha guia (formada pelo piso podotátil colocado nas calçadas), que a Prefeitura instalou. “É excelente. Facilita demais e dá uma maior liberdade, independência e segurança. Eu frequento todos os principais pontos da Cidade e já há a linha guia.

Também ando pelas cidades da região e posso afirmar que Praia Grande, no que se refere a acessibilidade, está muito bem. É, na minha opinião, a mais avançada da Baixada Santista. A Prefeitura está fazendo sua parte, mas quero aproveitar para pedir para que as pessoas, principalmente os comerciantes, respeitem a linha guia das calçadas, evitando colocar obstáculos. Precisamos avançar mais nesta questão também”.

Os trabalhos de revitalização foram executados em trechos da Av. Milena Perutich, Rua Frei Francisco de Monte Alverne e Rua do Conhecimento (Bairro Melvi); Av. Itiberê da Cunha, Av. Zélia Gigliolli Galves, Rua Valdomiro Silveira, Rua 4 e Rua Alfredo D’Escragnolle Taunay (Esmeralda); Rua Cruz e Souza e Av. Rocha Pita (Bairro Ribeirópolis). O trecho restante não entregue neste evento corresponde ao Bairro Samambaia (Av. Maria Cavalcante da Silva, Av. das Castanheiras e Av. Pau Brasil), onde os serviços continuarão a ser executados.