PG conscientiza população sobre a prática da reciclagem

Encontro ocorreu na quinta-feira (06), no Paço Municipal, no Bairro Mirim

7/2/2020

Latinhas de refrigerantes, garrafas pet, caixa de papelão, sacolas de plástico entre outros produtos podem ser reciclados para manter a sustentabilidade do planeta. Em virtude disso, a Administração Municipal, vem fazendo a sua parte com os serviços de coleta seletiva e domiciliar, do Rapa-Treco e com os ecopontos, que colaboram para a manutenção do meio ambiente. E nesse sentindo, na noite de quinta-feira (06), a Subsecretaria de Ações de Cidadania, juntamente Secretaria de Meio Ambiente (Sema), recebeu mais de 30 representantes entidades do terceiro setor para tratar da sustentabilidade no Município.

O encontro ocorreu no Paço Municipal, localizado no Bairro Mirim, e os participantes receberam informações sobres os serviços realizados em prol do meio ambiente pela Administração Municipal. Um dos destaques foi a coleta seletiva, já que a Cidade é a única da região que realiza o serviço três vezes por semana. O subsecretário de Ações de Cidadania, Claudino Pacheco Filho, o Tico, conversou com os representantes das entidades do terceiro setor sobre a importância da conscientização ambiental. Ao longo dos anos, a Administração Municipal tem ampliado a quantidade de material reciclado recolhido, assim como a coleta seletiva, o Rapa Treco, o Ecopontos que agora somam 18 unidades.

O titular da Sema, Israel Evangelista, apontou que a quantidade de material recolhido pode ser aumentada com a ajuda da população praia-grandense. “É importante que os participantes dessa reunião tenham consciência da importância deles como agentes multiplicadores de informação e conhecimento e que possam levar todos os conhecimentos que estão sendo repassados aqui, assim aumentaremos o volume de material reciclado na Cidade”, comentou o secretário.

A bióloga da Sema, Mariane Laurentino, também dialogou com os representantes das entidades e explicou que além de contribuírem com o meio ambiente, os moradores da Cidade, também ajudam uma causa social, porque o lixo que será reciclado ajuda centenas de famílias da Cooperativa de Trabalhadores e Recicladores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Nova Vida (Coopervida) e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamar), que realizam todo o trabalho de separação e encaminhamento para o reaproveitamento de materiais.

Laurentino disse ainda que os materiais a serem reciclados devem ser lavados e secos, antes de serem colocados no saco de lixo. Para facilitar o serviço é importante que a população coloque os produtos a serem reciclados em sacos de lixo perto do portão. Já o lixo comum deve ser colocado perto da guia da calçada, assim os moradores contribuem para uma coleta eficaz.

Todas as informações sobre a coleta seletiva, Rapa-Treco, e ecopontos podem ser consultadas na Carta de Serviços do Munícipe no link: http://www.praiagrande.sp.gov.br/servicos.

Aprovada- A artesã de produtos reciclados, Lucy Carvalho, considerou a reunião muito produtiva e acredita que esse é o primeiro passo para que a população possa se conscientizar da importância da reciclagem. “Faço bijuterias com produtos reciclados e uma cápsula de café pode virar um acessório de uma corrente, um anel, por isso acredito que reuniões como essa são muito importantes para a população”, ressaltou a artesã.

Na mesma linha de pensamento a presidente da Associação da Terceira Idade do Solemar (Atis), Rosana Salgado, elogiou a reunião. “Foi uma reunião muito esclarecedora e estou levando para o pessoal do meu bairro o boletim Ecodicas para que todos possam saber mais sobre a sustentabilidade e consciência ambiental”, salientou Rosana.