Conselheiros Municipais aprovam contas de saúde

Encontro ocorreu na Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi

14/2/2020

As verbas orçamentárias ajudam a fomentar as políticas públicas existentes na Cidade. E em Praia Grande não é diferente, e dessa forma na última quarta-feira (12) os membros do Conselho Municipal de Saúde (Comusa) reuniram-se para dialogar sobre as receitas enviadas pelo governo estadual e federal. O encontro ocorreu na Casa dos Conselhos, situada no Bairro Tupi, e contou com a participação de representantes do poder público, privado, de entidades do terceiro setor e da população.

Os recursos aplicados durante o terceiro quadrimestre de 2019 por meio de convênios realizados com o Estado e União foram apresentadas pelo chefe de Seção de Prestação de Contas e Convênios da Secretaria Finanças (Sefin) Wagner Francisco. As transferências de recursos fundo a fundo foram apresentadas por blocos dentre eles estavam o piso de Atenção Básica, Vigilância em Saúde dentre outros.

Para complementar as informações apresentadas o diretor de departamento de informação e saúde da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande (Sesap), João Carlos Calheiros de Melo, dialogou com os membros de conselhos sobre os investimentos que a Cidade realiza além dos convênios já pré-estabelecidos pelos convênios com o Estado e a União. “A Administração Municipal vai além do que é preconizado pelos órgãos governamentais. Dessa forma, quem ganha com isso é a população, porque a Cidade pode ofertar aos moradores além do que seria oferecido pelos serviços de saúde”, comentou o diretor.

As contas foram aprovadas pelos conselheiros e o presidente do Comusa, Paulo Roberto da Silva, explicou aos presentes a importância que o órgão tem na formulação das políticas públicas para a Cidade. “Essa reunião é importantíssima, porque sempre são apresentados de forma transparente todos os programas que são oferecidos a população, no que se refere a temática”, ressaltou o presidente.

Sede – O equipamento municipal é coordenado pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e foi desenvolvido com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, estas relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

É a partir da Casa dos Conselhos que são estabelecidas as políticas públicas com a participação direta da população em diversos segmentos como: educação, saúde, meio ambiente, turismo, criança, adolescente, juventude, defesa civil, dentre outras. Situado na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi, o atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.