Centro Referência e Apoio à Vítima é destaque em reunião de Conselho

Reunião ocorreu na quinta-feira (20), na Casa dos Conselhos, no Bairro Mirim

21/2/2020

Foto Indisponivel

Os membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) se reuniram na manhã de quinta-feira (20) para mais uma reunião mensal. O encontro ocorreu na Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi, e contou com a presença de representantes do poder público e privado, de entidades do terceiro setor e da participação popular.

O destaque da reunião ficou para o Centro Referência e Apoio à Vítima (Cravi), que está sendo gerido pela entidade praiagrandense de Defesa e Cidadania da Mulher (DCM) e tem polos em Santos e São Vicente, e atende moradores da Baixada Santista e Vale do Ribeiro.

A entidade atende gratuitamente pessoas que foram vítimas de violência, e conta com uma equipe multidisciplinar, oferecendo apoio social e psicológico para as vítimas e familiares, sempre em parceria com a rede municipal. O Cravi foi implantado em 1998 e está ligado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo.

A presidente do CMAS, Nádia Guimarães, disse que órgão vem ajudar toda as redes, na fomentação das políticas públicas para as pessoas vítimas de violência da região.

A presidente da Ong DCM, Ana Sílvia Passberg de Amorim, explicou a finalidade do é ser referência na região para as ações de políticas pública. “Nossa missão é auxiliar as vítimas violência, para que elas possam superar o fato ocorrido. Também queremos trazer mais dois polos para a região sendo um em Praia Grande e outro em Mongaguá, para atender a demanda”, salientou Passberg.

O CMAS é o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados na Cidade. A próxima reunião do CMAS está agendada para o dia 19 de março às 9:30 na Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi.

Sede – Casa dos Conselhos de Praia Grande tem como meta integrar diversos públicos e promover a cidadania entre moradores de várias faixas etárias. Situada na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

O equipamento municipal é coordenado pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e o Casa foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, estas relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

É a partir da Casa dos Conselhos que são estabelecidas as políticas públicas com a participação direta da população em diversos segmentos como: educação, saúde, meio ambiente, turismo, criança, adolescente, juventude, defesa civil, dentre outras. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.