Obras do Conjunto Imperador V entram em fase de conclusão

Serviços deverão ser finalizados no segundo semestre

13/5/2020

Foto Indisponivel

As obras de construção do Conjunto Residencial Imperador V, no Bairro Imperador, estão sendo finalizadas. Serão 128 unidades habitacionais que estão sendo erguidas em um terreno com cerca de 5 mil m², na Rua Bijupirá, esquina com Rua Pargo.

Como explicou secretário de Habitação de Praia Grande, Antônio Eduardo Serrano, a obra beneficiará principalmente a parcela da população com renda familiar de até R$ 1,8 mil (faixa 1): “O conjunto, que terá 128 unidades, já está com cerca de 98% de seu projeto executado. As obras deverão ser finalizadas no segundo semestre deste ano. A entrega aos moradores, porém, depende de decisão da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Ministério do Desenvolvimento Regional, que são os responsáveis pela verificação documental, seleção final dos proprietários e financiamento das unidades”.

Cada unidade terá, em média, 62 m² de área construída, subdivididos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O conjunto será um condomínio fechado que contará com garagens coletivas (uma vaga por unidade), áreas de lazer aberta e também coberta, playgrounds e projeto paisagístico. O custo de cada unidade será de aproximadamente R$ 95 mil.

Os recursos para construção foram obtidos por meio de convênios com o Ministério do Desenvolvimento Regional, sendo a Caixa Econômica Federal (CEF) o agente financeiro, por meio do Programa minha Casa Minha Vida (MCMV) e fazem parte de um pacote de investimentos para a construção de seis conjuntos residenciais. São 206 unidades habitacionais nos Bairros Sítio do Campo, Antártica e Vila Sônia, pelo Programa MCMV, além da revitalização de trecho do calçadão da orla do Bairro Caiçara (Já finalizada e entregue), totalizando cerca de R$ 19,5 milhões.

Programa habitacional - Praia Grande é uma das cidades que mais tem investido na área de habitação, no Estado de São Paulo. Já entregou 19 empreendimentos, totalizando 1398 unidades. Em janeiro de 2019 a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal sortearam os 642 imóveis, de 10 conjuntos em construção, entre eles as unidades do Conjunto Jardim Imperador V, Jardim Imperador VI (128 unidades), no Bairro Melvi.

Em regularização fundiária já beneficiou cerca de 6 mil famílias. E não se trata de somente dar o título de propriedade. A Prefeitura entrega a escritura definitiva às famílias. Isto é possível graças ao desenvolvimento de ações por parte da Secretaria de Habitação (Sehab), que tem agilizado os procedimentos, e da legislação, que por meio da lei 13.465/17, trouxe a possibilidade da legitimação fundiária.

E novas ações estão em andamento: já estão em processo de regularização fundiária os seguintes locais: Sítio Tubaiaru – 800 famílias, Loteamento Vila Sônia – 150 famílias, Loteamento Jardim Marília – 150 famílias, Riomar (Bairro Samambaia) – 100 famílias, Loteamento Nova Leblon (Anhanguera) – 500 famílias, Sem Terra (Bairro Santa Marina) – 300 famílias, Eriwalsan (Bairro Anhanguera) – 330 famílias, Loteamento Esmeralda – 800 famílias, bairro Maracanã Mirim – 200 famílias, Vila Guaramar (Bairro Glória) – 60 famílias. Total - 2720 famílias beneficiadas.