Faixa de areia da praia do Caiçara fica tomada por algas marinhas

Fenômeno é provocado por conta da frente fria e ressacas na região

14/5/2020

Nos últimos dias, um grande volume de algas marinhas tomou conta de parte da faixa de areia da praia do Bairro Caiçara, em Praia Grande. O fenômeno ocorreu devido à alta da maré e à ressaca registradas na região nos últimos dias e chamou atenção das pessoas que por ali passavam, embora o Município disponha do Decreto nº 6955/2020, proibindo passeio e atividades na praia, como forma de evitar a proliferação do novo Coronavírus (COVID -19).

O secretário do Meio Ambiente de Praia Grande, Israel Lucas Evangelista, disse que apesar de não ser atrativo e aparentar poluição, é normal a aparição dessas algas nas praias e isso não afeta a balneabilidade. “É natural aparecer essa quantidade de algas na faixa de areia, e não é preciso se assustar, é comum acontecer isso depois de uma ressaca. O problema mesmo são os micro lixos que vêm junto. Isso sim é preocupante e causa danos para a vida marinha, por isso reforçamos o pedido de que não descartem lixo em nossas praias”.

Israel explica ainda que uma equipe da Prefeitura já fez a limpeza do material encontrado e que biólogos também já fizeram a análise dos organismos, mas vale reforçar o pedido de conscientização de cada um e cuidar para que não seja feito descarte incorreto de resíduos. “Se cada um fizer a sua parte, a natureza agradece”.

O biólogo e assistente técnico do Instituto Biopesca, Victor dos Santos Luiz, explica que o aumento dessas algas na região é causado por frentes frias e que isso já aconteceu em outra ocasião, sendo um processo natural. “No ano passado teve um aumento dessas algas nessa mesma época, isso está relacionado à frente fria do período, e não necessariamente com a balneabilidade, pois o mar fica mais agitado e acaba remexendo mais o fundo, então essas algas paradas acabam sendo arrastadas para faixa areia e fica essa aparência de sujeira, mas são algas”.