Nova rotina durante pandemia traz reflexo positivo para o meio ambiente em PG

Baixa atividade humana tem impactado na natureza

5/6/2020

Nos últimos meses, o mundo vem passando por momentos diferentes por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19). Todos estão colecionando novas experiências, mudanças de hábitos e costumes. A natureza também está sendo impactada. No Dia Mundial do Meio Ambiente, festejado nesta sexta-feira (5), vale ressaltar que ele também está passando por transformações e isso é reflexo de tudo que estamos fazendo e, principalmente, deixando de fazer.

Em Praia Grande, desde que passeios e atividades foram proibidas nas praias como forma de evitar a proliferação da pandemia, o meio ambiente está respondendo positivamente. Entre tantas novidades, destaque para a faixa de areia sem micro lixo, aparições de algas, a água do mar está clara, além da chegada de novas espécies de aves.

Para o secretário do Meio Ambiente de Praia Grande, Israel Lucas Evangelista, esse novo, agradável e animador cenário está sendo possível devido a redução da poluição que é gerada pelas pessoas diariamente.

“Apesar de estarmos vivendo um momento tenso e triste, é gratificante notar que a natureza e o meio ambiente em geral estão se refazendo. Observarmos que por conta das nossas praias não estarem sendo frequentadas, automaticamente estão mais limpas, sem aquela quantidade absurda de micro lixo, tanto na faixa de areia quanto na água e por isso o mar também está mais claro. Novas espécies passaram a visitar Praia Grande e mudaram o cenário local”, disse o titular da Sema.

Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, o secretario faz um apelo para a população. “Vamos aproveitar esse momento e repensar nossas ações e atitudes. Nesta data em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, vale muito a pena refletirmos sobre nossas atitudes diárias. Vamos utilizar esse momento complexo e difícil que a pandemia nos impôs para buscarmos novas medidas em relação ao meio ambiente”.

Ações - Mesmo durante a pandemia, a Prefeitura de Praia Grande trabalha diariamente na questão ambiental e todos os serviços municipais continuam sendo executados de forma efetiva. Entre eles, destaque para a coleta seletiva, Ecopontos, fiscalização da destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), entre outros.