Praça Nossa Senhora de Fátima é modernizada

Local abrigará feira de artesanato e alimentação. Investimento é de R$1,9 milhão

5/6/2020

A obra de modernização da Praça Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Caiçara, está em sua fase final de execução. Os trabalhos se concentram, atualmente, nos serviços de acabamento e instalação dos equipamentos que compõem a rede elétrica. No local funcionará a feira de artesanato e alimentação do bairro. Os trabalhos compreendem a instalação de estrutura pergolada de aproximadamente 1200 m², com cobertura com policarbonato (nos mesmos moldes dos já em execução na Praça Portugal, bairro Guilhermina), com acesso por dois portais dispostos nas duas extremidades da praça. Complementam o projeto a construção de salas de serviço, de apoio e banheiros públicos. Está sendo investido nesta obra cerca de R$ 1,9 milhão, recurso obtido junto ao Departamento de Desenvolvimento das Estâncias (Dade).

Como explicou a Secretária de Obras Públicas Eloisa Ojea, a modernização da praça complementa os trabalhos de revitalização da avenida, já executados, onde foram executados os serviços de instalação de nova rede de drenagem (1.572 metros), ampliação do leito carroçável e implantação de duas pistas em cada mão de direção. A via ganhou ainda mais vagas para estacionamento de veículos e tratamento paisagístico diferenciado. “A remodelação da Praça Nossa Senhora de Fátima, popularmente conhecida como ‘praça da feirinha hippye’, também foi um dos serviços executados nesta revitalização. O local, que tem cerca de 4 mil m² de área, ganhou piso interno em pedra goiás (2.3 mil m²), uma nova distribuição paisagística e calçamento externo em piso intertravado de concreto. Estamos complementando os serviços construindo uma área especial para realização de eventos e onde funcionará a feira de artesanato e alimentação ”.

Os projetos de revitalização, tanto da avenida como da praça, receberam atenção especial no que se refere à acessibilidade. Os calçamentos, em todas suas extensões, têm rampas de acesso e piso podotátil, em conformidade com a NBR 9050/2015, que determina as regras de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.